BANDA VAI EDITAR LIVRO E CD

O principal espólio da Banda Marcial de Fermentelos está depositado no Museu de Etnomúsica da Bairrada, anunciou o presidente da direcção da Banda Marcial, Jorge Mendonça, no último sábado, durante a comemoração dos 140 anos da banda.

"Sem falsa modéstia, atrevemo-nos a dizer que o património que a Banda Velha tem erguido vai muito para além daquilo que os olhos deixam ver", sublinhou Jorge Mendonça, dando a conhecer que, "porque entendemos que quem não sabe do passado nem do presente, não é capaz de projectar o futuro, foi nossa preocupação conjugar sinergias com o Museu de Etnomúsica da Bairrada, de forma que, sem perder a sua propriedade patrimonial, a Marcial tenha assegurada a recuperação, manutenção e preservação da sua história".

Por isso, este dirigente anunciou que "foram celebrados protocolos de depósito de algum do acervo patrimonial da nossa instituição, confiando-o à guarda das mãos sabedoras de técnicos e em local dotado de todas as condições indispensáveis para o efeito, ao nível térmico e de segurança".

Objectivos. O presidente da banda revelou ainda, perante casa cheia, que, em Dezembro, será feita a publicação de um livro alusivo à história da Rambóia (Banda Marcial), assim como a edição do quinto registo áudio já no primeiro semestre de 2009.

Para que a formação musical possa atingir um patamar de elevada qualidade, há um ano atrás, a direcção da Marcial reconheceu "a Escola de Música como uma via de enriquecimento cívico e cultural de todos os jovens". Foi, segundo Jorge Mendonça, um objectivo que a direcção traçou para que a formação musical possa ter a qualidade necessária. "É uma meta que fica concluída com a construção das novas salas e com o preenchimento do quadro docente", acrescentou. "Mas essa meta só será plenamente alcançada com o apoio dos pais que terão de colaborar na aquisição dos instrumentos musicais".

Pedro Fontes da Costa

pedro@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt