CUSTOU 43.426 EUROS E FOI INTEIRAMENTE SUPORTADA PELA AUTARQUIA

A nova cantina da EB 1 de Mogofores custou 43.426 euros e foi inteiramente suportada pela autarquia anadiense.

O novo espaço (tipo contentor), com cerca de 87 m2 e capacidade para aproximadamente 90 crianças, foi inaugurado, na última segunda-feira, pelo autarca Litério Marques.

Uma melhoria significativa se tivermos em consideração que as cerca de 80 crianças que frequentam este estabelecimento de ensino tinham de se deslocar algumas centenas de metros para almoçar na antiga Escola de Mogofores, situação que as obrigava a deslocações diárias, por uma estrada com dois sentidos, muito estreita e, por isso, perigosa.

A propósito da ocasião, Litério Marques não deixou de sublinhar o facto da autarquia ter conseguido efectuar este melhoramento em tempo recorde - 57 dias - período que serviu para abrir concurso, adquirir o material e realizar a obra. "É esta a resposta que queremos dar em todas as nossas atitudes", disse perante uma assistência de docentes, alunos e encarregados de educação.

Para o autarca de Anadia, é incontornável que esta nova cantina vem devolver segurança aos alunos, uma vez que está inserida dentro do perímetro escolar, o que permite às auxiliares e docentes vigiar as crianças de uma forma mais eficaz.

As refeições que passam a ser feitas neste novo espaço são fornecidas pelo Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores, situado paredes meias com a escola, através de protoloco estabelecido com a autarquia.

Maria de Fátima Casimiro, mãe de uma criança que frequenta a escola, foi uma das impulsionadoras da obra: "pedimos, reclamámos junto da Câmara e fomos ouvidos", confirmando que, "lá em baixo, as condições eram mínimas e nas deslocações, a pé, as crianças corriam inúmeros riscos", vindo a nova sala dar resposta aos anseios dos pais.

Por seu turno, Dulce Abreu, presidente do Agrupamento de Escolas de Vilarinho do Bairro, sublinharia que o novo espaço "vem minimizar as necessidades das crianças" e resolver um problema grave com que a escola se debatia. Porém, não deixou de referir o "carácter provisório" da nova cantina (contentor): "se esta escola fosse para continuar, teríamos uma obra diferente".

José Maria Ribeiro, presidente da JF de Mofogores, aproveitaria para destacar o bom relacionamento com a autarquia que tem estado atenta e apoiado de forma exemplar a escola.

CC
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt