. O Casa Pronta já entrou em funcionamento no Registo Predial de Anadia e promete simplificar a vida a quem pretenda realizar qualquer operação imobiliária. Segundo o secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, todo o processo é agora "mais simples, mais seguro, mais rápido e mais barato". Anadia junta-se à centena de municípios do país que já dispõem do Casa Pronta para benefício, sublinhou João Tiago Silveira, de todos os munícipes. Para quem quer comprar e vender casa, inclusive com hipoteca, ou mesmo transferir créditos foram eliminadas burocracias, tornando tudo muito mais fácil.
O secretário de Estado explicou que o processo é mais simples, uma vez que o processo é iniciado e concluído no mesmo local, e deixam de ser necessárias, por exemplo, a requisição de certidões à priori. É mais seguro, já que, nos casos de empréstimo bancário (cerca de 80% das aquisições), os bancos conseguem consultar online todos os registos relativos ao imóvel e os compradores saem já do Casa Pronta com os novos registos feitos no seu próprio nome. O processo torna-se assim mais rápido e, segundo João Tiago Silveira, mais barato. "Se antes nunca se sabia ao certo quanto se ia pagar por uma transacção com hipoteca, em que o valor era encontrado através de uma série de somas, agora o valor é fixo", esclareceu (ver caixa).
O governante sublinhou ainda a articulação necessária com os serviços da Câmara Municipal de Anadia, para que o Registo Predial consiga ter acesso informático a informações como a emissão da licença de habitabilidade.