foi pequena para acolher os paroquianos que, com a sua presença em massa, quiseram dar as boas-vindas ao Pe. Nicolau, na tarde do passado domingo. A comunidade cristã não renunciou a uma recepção calorosa ao pároco que, a partir de agora, será o seu, em substituição do Pe. Plágio.
O Pe. Nicolau tomou posse na missa do último domingo e passa a ser o pároco de Santo André de Óis do Bairro, S. Lourenço do Bairro e Vilarinho do Bairro.
Horas depois de ser entronizado "confrade da Água" nas Termas da Curia (vide pág. 16), o Pe. Nicolau desfilou até à igreja matriz sob a água impiedosa que caía dos céus.
Em representação de D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, o Pe. Georgino Rocha aproveitou a parábola da vinha, lida no Evangelho, para salientar que "a apresentação do Pe. Nicolau se insere neste projecto de Deus", mas que precisa do Seu povo para levar a cabo a jornada de 24 horas por dia na vinha.
Pe. Nicolau comprometeu-se a fazer face aos problemas que forem surgindo, com a ajuda de Deus e dos paroquianos, a quem pediu "compreensão e paciência", na sua nova missão pastoral.
"Não há nada que seja impossível fazer. Por muitos e maiores que sejam os problemas da nossa comunidade, eu hei-de, convosco e com a ajuda de Deus, fazer-lhes face", garantiu o pároco.
Ouviu depois palavras de boas-vindas de uma paroquiana que, em nome da comunidade, prometeu ajudá-lo na sua missão e apelou para que, em conjunto, tenham "a capacidade de unir mais as pessoas da freguesia".
"A juventude, capacidade de comunicação e diálogo, a sua alegria e sentido prático, conhecimento da Palavra de Deus e capacidade de a transmitir de forma simples e adequá-la aos nossos tempos" foram alguns dos dons atribuídos ao Pe. Nicolau e que "os cristãos desta paróquia necessitam".
A festa de boas-vindas continuou com um lanche convívio partilhado, na Casa do Povo de Vilarinho do Bairro.