1-Dezoito clubes, 34 jornadas, um só clube poderá cantar vitória na subida à terceira divisão, eis como vai ser a 1ª Divisão do principal escalão do futebol distrital aveirense, esta época com vários concorrentes à subida de divisão.
Os clubes com mais possibilidades para alcançarem esse desiderato, e que se reforçaram nesse sentido, foram Gafanha, Cesarense, Alba, Valonguense e Estarreja. E há sempre que contar com um out sider...
Na primeira jornada, das equipas bairradinas, apenas duas jogam perante os seus adeptos: Fermentelos e Mealhada. Os Leões da Pateira jogam com o recém promovido Bustelo. A equipa orientada por Fernando Silva manteve a base da época passada, apesar de ter perdido Costa e Valter, o homem golo. E caso mantenha a mesma bitola dos jogos em casa, onde construiu a base dos pontos para a manutenção, o Fermentelos irá entrar na competição com o pé direito.
Os mealhadenses também estão de regresso ao principal escalão e o seu adversário, o Estarreja, é de respeito. Prevê-se um jogo equilibrado em que o empate poderá ser o resultado mais plausível.
O Oiã que tem, a exemplo da época passada, um início de campeonato terrível, joga em Cucujães. Os bairradinos fizeram uma revolução no seu plantel, a juventude abunda, e num campo tradicionalmente difícil, se os jovens não acusarem a pressão do jogo de estreia, é possível a equipa de Fernando Cruz amealhar pontos.
A LAAC terá pela frente uma deslocação longa, a Castelo de Paiva, para medir forças com o Paivense. Pelas indicações deixadas na pré-época, a equipa de Aguada de Cima tem tudo para não ser surpreendida.
A BARC, repescada face ao abandono do futebol sénior do Arrifanense, joga em Paços de Brandão. O jogo não se afigura nada fácil para a formação da Borralha.