A CÂMARA MUNICIPAL DE OLIVEIRA DO BAIRRO VAI CANDIDATAR O PROJECTO

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai avançar com uma rede integrada de vias cicláveis que ligará, num extensão de 37 quilómetros, vários parques ribeirinhos das freguesias de Oliveira do Bairro e de Oiã.

De acordo com Joaquim Santos, vice-presidente da Câmara Municipal, é objectivo da rede o desenvolvimento do ecoturismo, interligando os parques ribeirinhos e a sua requalificação, ao mesmo tempo que serão criadas zonas de estadia e postos de observação da avifauna.

A promoção do desporto livre em espaço natural (BTT, caminhada, manutenção e remo) são outros dos objectivos adjacentes, assim como a valorização e dignificação dos caminhos rurais existentes, através da sua requalificação.

Joaquim Santos refere que toda esta rede valorizará o património cultural e os recursos naturais, em prol da qualidade do ambiente urbano e da melhoria de vida dos habitantes do concelho.

Além da construção da via ciclável, com uma extensão de 37 quilómetros, serão ainda requalificados os parques ribeirinhos integrados na área de intervenção (sete parques existentes e a criação do parque verde da cidade e dos pinheiros mansos). Nestes percursos, de acordo com as características da zona, serão criadas várias rotas.

O vice-presidente da Câmara Municipal refere ainda que, devido à existência de várias zonas de intersecção com os municípios de Aveiro e de Águeda, o projecto poderá assumir uma característica intermunicipal, facilitando os apoios do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Pedro Fontes da Costa

pedro@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt