4 MARAVILHAS DA MEALHADA AGUARDAM POR NOVOS CANDIDATOS

Água, pão, vinho, leitão. Um desfile de quatro maravilhas que começou à mesa e terminou no palco do Cine-Teatro Messias, na Mealhada. A noite de sexta-feira foi de Gala, com entrega da bandeira e selo de distinção aos candidatos que reuniram condições para representar os quatro produtos gastronómicos de referência da Mealhada.

Um ano depois da apresentação pública do projecto da autarquia, 27 empresas do concelho - entre produtores de água, padarias, produtores de vinho, assadores de leitão, hipermercados e restaurantes - receberam o selo de distinção, a bandeira e o direito de livre utilização da marca. Entre os mais pontuados estão a Sociedade da Água do Luso (que recebeu nota máxima, 20, no produto que representa - água), a Quinta do Carvalhinho (produtor de vinho - nota 19) e a Churrasqueira Rocha (19 no produto água e 20 nos três restantes). Feita a média, os que obtiveram entre 10 a 14 pontos receberam uma placa com os selos dos respectivos produtos; quem obteve mais de 14 (inclusive) recebeu, para além da placa, uma bandeira e o direito de livre utilização da marca.

O anfitrião Carlos Cabral dirigiu um especial agradecimento "a todos os que se candidataram a estes galardões". "São os primeiros a obtê-los, mas este projecto continua", frisou. Para o presidente da Câmara da Mealhada, "este projecto tem por base uma palavra: qualidade e é um exemplo que estamos a dar".

O agradecimento estendeu-se "aos que tiveram a ousadia e coragem para serem membros de um júri que procurou ser idóneo e independente e conseguiu-o".

A atribuição dos galardões foi feita após dois meses de avaliação de um júri, composto por diversas entidades, designadamente Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar, Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Associação de Escanções de Portugal, Comissão Vitivinícola da Bairrada e Associação de Industriais de Hotelaria e Restauração do Centro.

Numa noite de glamour, conduzida pela experiente Sónia Araújo e abrilhantada pelo tenor Giovanni d’Amore, o "Quinteto Italiano" e dois bailarinos, ficou a certeza de que a valorização e promoção das 4 Maravilhas da Mealhada aguardam por novos candidatos.

Oriana Pataco

oriana@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt