SÃO AGUARDADOS MAIS DE CINCO MIL VISITANTES EM TRÊS DIAS

A freguesia de Covões, em Cantanhede, recebe, de 15 a 17 de Agosto, a 3ª edição do festival do leitão do Concelho de Cantanhede.

Uma iniciativa arrojada, promovida pela Filarmónica de Covões, que deverá atrair à freguesia, em três dias de festa, mais de cinco mil visitantes, podendo ainda o consumo de leitões ultrapassar as três centenas, número consumido na edição do ano transacto.

O objectivo, avança Paulo Oliveira, presidente da direcção da Filarmónica de Covões, "é promover o leitão de Covões como marca, não só pela qualidade do animal, mas também pela qualidade dos assadores" que, este ano, podem vir a ser cinco.

Para além da gastronomia, também o artesanato (artesões da freguesia) e a animação (folclore e fado) vão marcar presença, bem como o actor Fernando Mendes que, no último dia (domingo), almoçará no festival que decorre no Pavilhão da PRODECO.

Durante a apresentação do certame, que decorreu no passado dia 10, no auditório do Centro Cultural da Filarmónica de Covões, Paulo Oliveira destacou ainda que esta edição deverá afirmar-se como um evento de grande qualidade. "Queremos que o festival seja interessante e que dele resulte uma boa imagem não só da freguesia dos Covões, como do próprio concelho de Cantanhede", disse, sublinhando ainda que um evento desta natureza só é possível graças ao envolvimento, parcerias e sinergias reunidas entre todos os parceiros, (colectividades, autarquias, associações).

"Todas as pessoas que aqui trabalham nestes dias de festa estão de forma anónima e gratuita", frisou, aproveitando ainda para realçar o facto de, pela primeira vez, a festa integrar, no domingo, almoço, possibilitando que mais visitantes se possam vir deliciar não só com o leitão assado, mas também com a cabidela de leitão, a feijoada de leitão, os rissóis, croquetes, empadas e bola, tudo tendo o leitão como principal ingrediente.

Já o autarca João Moura sublinharia a importância de iniciativas deste género que se têm vindo a afirmar e a revelar dinâmicas das freguesias e que, consequentemente, são uma ajuda na projecção do concelho. Tão importante como a promoção e divulgação das freguesias considerou ser a afirmação destes eventos pela qualidade, já que é a componente gastronómica que atrai pessoas a eventos como este. "Temos de ser capazes de servir quantidade, sem nunca desvirtuar a qualidade".

Catarina Cerca

catarina@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt