APOIAR INTERVENÇÕES DE QUALIFICAÇÃO

O auditório do Curia Tecnoparque, em Anadia, serviu de palco, na última quinta-feira, a uma sessão de divulgação sobre a Política de Cidades.

A iniciativa, promovida pela Comissão Directiva do "Mais Centro", direccionada a autarcas e técnicos municipais da região Centro, serviu para esclarecer os promotores sobre o acesso aos instrumentos de política para as Parcerias para a Regeneração Urbana - Pequenos Centros Urbanos Estruturantes do Território Regional e para as Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação.

Presente na sessão de abertura, o autarca anadiense, Litério Marques, não deixaria de salientar a sua preocupação face ao QREN pois, como disse, "neste momento, vivemos uma grande apreensão, já que as regras não têm vindo ao encontro das expectativas criadas pelo Quadro Comunitário", concluindo dizendo que "o Estado está a ser forreta nas comparticipações". A seu ver, o Estado deveria ser mais correcto com as autarquias, que "são a fonte primeira do desenvolvimento do país e as que têm projectos mais próximos da população".

A iniciativa deu ainda a conhecer que estão abertos concursos para ambos os instrumentos atrás citados, até Outubro deste ano, com uma dotação financeira de 50 milhões de euros.

As parcerias para a Regeneração Urbana permitem apoiar intervenções de qualificação de áreas específicas (centros históricos, áreas ribeirinhas) de uma dada cidade ou centro urbano, assim como apoiar operações individuais apresentadas por pequenos centros (vilas ou cidades sedes de concelho) com potencial estruturante do território regional. Já as Redes Urbanas promovem a ligação em rede de cidades que estabelecem parcerias inovadoras capazes de aumentar a sua competitividade territorial.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt