TRIUNVIRATO DE VENCEDORES

Santa Cristina, de Espanha (Pré-Escolas), Academia Aspire, do Qatar (Escolas B) e Valência, de Espanha (Escolas A), foram os grandes vencedores do III Torneio Internacional Vila de Fermentelos. A edição deste ano constituiu um grande sucesso, reunindo em Fermentelos algumas centenas de atletas dos escalões de Escolas, com a presença dos principais emblemas nacionais, como também a forte presença de várias equipas espanholas e ainda duas equipas do Qatar, que acabaram por ser a surpresa do torneio, tendo apresentado uma estrutura a este nível de fazer inveja.

O Parque Desportivo Constantino Marques Duarte foi palco do torneio que durante três dias mobilizou milhares de adeptos, num evento organizado pelo SC Fermentelos, um dos mais fortes a nível nacional no escalão de Escolas.

Três dias em que a bola não parou de rolar com o campo de jogos a ser dividido em dois para que as 39 equipas presentes evidenciassem os seus dotes futebolísticos e para que fossem encontrados os vencedores em cada escalão. Os espanhóis e uma equipa do Qatar não deram hipóteses aos clubes nacionais de vencer em qualquer dos escalões.

Em Pré-Escolas, os espanhóis do Santa Cristina venceram na final o Espinho, enquanto o Fermentelos ficou no 3º lugar após derrotar o Anadia.

Em Escolas B, a Academia Aspire levou a melhor sobre o Taboeira. O 3º lugar foi para a outra equipa do Qatar, o Brafafut.

No Escalão de Escolas A, o Valência derrotou na final o Benfica, enquanto a Academia Aspire ficou na 3ª posição depois de derrotar o FC Porto por 2-0.

O OBSC ficou no 5º lugar em Pré-Escolas e o Águeda na 6ª posição, classificação alcançada pelo clube da casa em Escolas B. Em Escolas A, o Fermentelos ficou em 9º lugar.

A organização esteve tal como já nos habituou. Foi de grande envergadura e com um staff dinâmico, composto na sua maioria pelos pais dos atletas das equipas de formação do Fermentelos.

Marcaram presença o presidente da JF de Fermentelos, Amílcar Lemos, responsáveis camarários, entidades ligadas ao certame, e ainda os "padrinhos" do torneio João Tomás e Luís Castro, que pelo terceiro ano deram rosto ao evento para que este seja cada vez mais representativo, não só no plano nacional mas também internacional.

A. Gomes
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt