O 30º GRANDE PRÉMIO VAI SER DISPUTADO DURANTE QUATRO DIAS

É já hoje, quinta-feira, que as bicicletas voltam à estrada, para mais um Grande Prémio Abimota.

Já na trigésima edição, a segunda maior prova de ciclismo do país destina-se, uma vez mais, a corredores das categorias Elite e Sub-23.

O 30º Grande Prémio vai ser disputado durante quatro dias e conta com quatro etapas. A partida da prova vai ser dada, esta quinta-feira, às 12h, em Anadia (frente às bombas Alves Bandeira - partida simbólica) e termina no domingo, já em Águeda, na Avenida Eugénio Ribeiro.

Com organização da Abimota - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, este ano, a prova, inscrita no calendário nacional da UVP-FPC (Federação Portuguesa de Ciclismo), conta com a participação de 13 equipas.

A última etapa (de Coimbra até Águeda) é a que mais metas tem no concelho da Bairrada, com principal destaque para a Meta Montanha (2ª), ao Km 26,2, no Luso. Realizam-se ainda, a Meta Autarquias, em Cantanhede (frente ao campo de Futebol), ao Km 47,4 e a Meta Particular, ao km 86,5, junto ao Crédito Agrícola de Vagos.

Nesta etapa haverá ainda tempo para a tradicional passagem pelas praias de Mira, Vagueira, Areão, Costa Nova e Barra.

No ano passado, o grande vencedor do Prémio Abimota foi Vítor Rodrigues, da Liberty Seguros, mas ao longo destes 30 anos, o Boavista foi a equipa que mais vezes arrecadou o primeiro prémio. Três vezes (13º, 14º e 18º Grande Prémio Abimota) em parceria com a Recer e outras três (26º, 27º, 28º) com a Carvalhelhos. Destaque ainda para a equipa Maia - Cin, que também já venceu três Prémios Abimota, em 97, 98 e 99.

A figurar no quadro dos vencedores está ainda Flávio Henriques, o primeiro a ganhar o Prémio Abimota, pelo Sangalhos. Também de equipas da Bairrada, venceram Florindo Mendes, em 79, pelo Sangalhos e Vicente Reynes pela L.A. Pecol, em 2003.

Salomé Castanheira

scastanheira@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt