ASSALTANTES ESTAVAM ESCONDIDOS NO JARDIM DA CASA

Salvador Virgílio e Fernanda Moreira foram violentamente assaltados na madrugada de segunda-feira, quando regressavam a casa do restaurante de que são proprietários. Três homens, que estavam escondidos no jardim da habitação, roubaram 10 mil euros, depois de agredirem e terem disparado um tiro sobre o empresário.

Foi por volta da uma da manhã que o casal fechou o "Virgílio dos Leitões" e saiu, como sempre, pela porta das traseiras, que distancia apenas 10 metros do portão de entrada na sua casa. Mal sabiam que nos arbustos do jardim estavam escondidos três homens armados. "A minha mulher passou primeiro, abriu a porta, entrou na cozinha. Eu parece que ouvi falar e parei. Já estavam dois, encapuzados, ao pé de mim e o terceiro entrou para ao pé da minha mulher", contou o empresário.

Salvador Virgílio agarrou-se, literalmente, a um dos assaltantes e não mais o largou, numa luta corpo a corpo. Enquanto isso, um outro homem tentava, sob a ameaça de uma faca, que Fernanda lhe entregasse o dinheiro. "Com o barulho, o meu filho acordou e veio à cozinha. Foi quando um disse que lhe dava um tiro e depois só ouvi o tiro", recorda Salvador Virgílio, mostrando a orelha esquerda, marcada pelo raspão do projéctil. "Nem sei quem disparou, se o que estava a lutar comigo, se o outro. Mas a minha mulher começou a dizer para eu lhe dar o dinheiro e aí dei, disse que estava no bolso".

Com os 10 mil euros, os três homens fugiram rapidamente da vivenda, saltando as vedações. Salvador Virgílio ainda tirou parcialmente o gorro da cabeça de um deles, mas apenas recorda um sotaque brasileiro. "Deveriam ter à volta de 30 anos", diz, acreditando que seriam de perto.

Tânia Moita

tania@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt