CONCURSO LARGAMENTE DISPUTADO

O município de Águeda foi "contemplado com uma equipa de sapadores florestais, constituída por cinco homens", bem como equipamento individual e colectivo indispensável ao exercício das suas funções. A "boa-nova" foi anunciada pelo vice-presidente da Câmara, Jorge Almeida, na última reunião do executivo.

Segundo o autarca, este foi um "concurso largamente disputado" e Águeda foi mesmo a "única autarquia do distrito" premiada por este programa de protecção florestal implementado pelo Governo.

Os novos sapadores vão ter uma formação de 800 horas, a realizarem-se durante dois anos. Águeda vai ainda receber 3500 euros anuais para procurar diminuir o risco de incêndio e assim valorizar o património florestal.

Ainda enquadrado na campanha para o ano de 2008 de Defesa da Floresta e Combate a Incêndios (DFCI), "estão a ser construídos mais três reservatórios nas freguesias de maior risco de incêndio", com capacidade de aproximadamente 750 mil litros, sendo os três possíveis de utilização por meios aéreos.

"Ao nível da sinalização estrutural de defesa da floresta contra incêndios, a autarquia adquiriu mais de 60 sinais para a sensibilização da população, informação da localização das infra-estruturas de DFCI e divulgação do risco diário de incêndio florestal". Várias medidas anunciadas pelo vereador Jorge Almeida que, a juntarem-se às várias já implementadas em anos anteriores, vêm contribuir para a redução dos incêndios florestais na região.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt