O CONSELHO TERÁ TRÊS VERTENTES

A Juventude Socialista de Anadia (JS) quer criar o Conselho Municipal da Juventude. A proposta foi apresentada na última Assembleia Municipal e vai agora ser levada a reunião de Câmara para ser analisada e votada. Posteriormente voltará a Assembleia Municipal.

André Ferreira de Oliveira, líder da JS, propôs a criação deste orgão com um objectivo principal: "dinamizar as políticas de juventude no concelho, seja na área do desporto, cultura ou habitação social".

"Visa-se, com a criação de tal órgão, um tratamento mais crucial e eficaz das questões de juventude", sublinha o socialista.

Perante o que considerou o "mau acolhimento" por parte do presidente da Câmara aquando da apresentação da proposta, André Oliveira já entregou um requerimento para que a iniciativa seja agendada para uma próxima reunião de executivo.

O Conselho teria três vertentes: uma promotora, uma consultiva e uma fiscalizadora. "Seria para promover as associações, os interesses dos jovens do concelho e estruturas representativas, dar a conhecer as actividades, fomentar o intercâmbio entre todas as associações", explicou ao Jornal da Bairrada.

O lider da JS salienta a necessidade de desenvolver as políticas de juventude no concelho. "Não há auscultação dos jovens, das suas necessidades, não há vereação para a questão da juventude e estamos a falar no concelho que, no distrito de Aveiro, é o que tem o maior índice de envelhecimento e o que tem taxas de nascimento mais baixas. Significa que não há condições de atractividade para os jovens", refere.

O Conselho Municipal da Juventude, além de promover iniciativas, emitiria recomendações e sugestões dirigidas aos jovens e acompanharia a execução de iniciativas, como a execução orçamental, em diálogo quer com a Câmara, quer com a Assembleia Municipal.

Tânia Moita

tania@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt