AUTARQUIA VAI CANDIDATAR OS PROJECTOS AO QREN

Troviscal, Bustos, Palhaça, Vila Verde e Oiã vão ter novas escolas primárias.

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro aprovou, na última quinta-feira, em reunião de Câmara, os projectos tipo e de arquitectura para sete escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação pré-escolar para o concelho de Oliveira do Bairro.

É objectivo da autarquia candidatar todos os projectos ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Caso as novas escolas sejam aprovadas, a Câmara terá 24 meses para assegurar a conclusão das obras.

De acordo com Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal, as freguesias da Palhaça, Bustos e Troviscal terão escolas com seis salas para o 1º ciclo, mais três salas para a educação pré-escolar, enquanto que as freguesias de Oliveira do Bairro (Vila Verde), Mamarrosa e Oiã (Perrães / Silveiro e Malhapão / Águas Boas / Silveira) vão ter quatro salas para o 1º ciclo e três para educação pré-escolar.

Segundo Mário João Oliveira, "cabe às autarquias locais, no âmbito das competências delegadas pela administração central, o papel de promover a democratização da educação e de todas as condições para que esta, realizada através da escola e de outros meios formativos, contribua para a igualdade de oportunidades e a supressão das desigualdades económicas , sociais e culturais".

Prioridade. O edil sublinhou que o executivo municipal elegeu como prioridade a educação - "apostar no futuro é apostar na educação -, considerando que estamos no início de um novo quadro comunitário (QREN), onde o concelho foi contemplado com a aprovação da candidatura para a nova escola de Oliveira do Bairro, impõe-se que sejamos pioneiros nesta temática". Ou seja, ao todo serão construídas oito novas escolas.

Arquitectura padronizada. Mário João defendeu que "se deve padronizar a arquitectura escolar no concelho de Oliveira do Bairro, perpetuando no tempo um conceito de modernidade associado ao conforto e bem estar dos seus utentes".

Acrescente-se que a futura Escola Primária de Oliveira do Bairro, orçada em dois milhões e 200 mil euros, é apoiada pelo QREN em 70% do valor elegível, ou seja mais de um milhão de euros.

De acordo com o autarca, trata-se da única escola da Zona do Baixo Vouga que vai ser apoiada pelos fundos comunitários.

Ambiente. As sete escolas a serem construídas seguem as linhas do projecto da Escola de Oliveira do Bairro. São edifícios ambientalmente sustentáveis, estando previsto o aproveitamento das águas da chuva que serão utilizadas nas regas e nos sanitários.

A Escola de Oliveira do Bairro tem uma área de 3588 metros quadrados, onde serão disponibilizadas 12 salas de aulas para o primeiro ciclo, quatro para o Jardim Infantil, (todas com jardim interior), cozinha, refeitório, salão polivalente, salas de actividades, duas salas de Internet com 24 postos cada uma e uma biblioteca escolar.

Pedro Fontes da Costa

pedro@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt