Terminado na última quarta-feira, 9 de Abril de 2008, o período de audição pública relativo ao projecto da Alameda, e o facto de não se ter verificado qualquer reclamação, dúvida ou respectivo pedido de esclarecimento só vem demonstrar que, efectivamente, o executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, conjuntamente com os Vereadores do CDS/PP, que votaram por unanimidade o respectivo projecto, agiram sempre obedecendo a grande rigor de cultura ética. Não nos admira por isso esta clareza em relação ao projecto. O Concelho e os munícipes estão devidamente esclarecidos, querem que a obra se execute, e que o Concelho se desenvolva. A construção da Alameda tem tido vários episódios, têm-nos mostrado novas formas de fazer política, de alguma oposição, estranhas formas essas que têm atrasado o arranque dos respectivos trabalhos de execução de obra. Mas, aos olhos de todos nós, verificamos que o executivo, dentro de grande rigor ético, e não ficando refém da respectiva providência cautelar, negociou a compra de terrenos, procedeu à demolição de edifícios, adquiriu a "Casa Verde", património do concelho de Oliveira do Bairro, construiu muros, colocou vedações, ou seja, a Alameda não esteve parada. É nosso entender informar os munícipes deste concelho que o actual executivo municipal levará a concurso, dentro dos prazos definidos pela lei, a construção da Alameda. Estamos certos que é do interesse de todos que a obra avance, entendemos que, após todos os procedimentos cumpridos, não restam mais dúvidas. Verificamos e sentimos das pessoas a vontade clara da obra se iniciar. O actual executivo tem o dever e a legitimidade obtida pelo voto dos seus munícipes, de executar aquilo que foram as suas promessas eleitorais, e definir as suas prioridades. A mudança, nosso lema nas últimas eleições autárquicas, está a acontecer, as pessoas sentem-na, nos seus lugares, nas suas associações, nas suas ruas, nos seus parques, no novo modelo educativo espelhado através da carta educativa. Bom exemplo disso são as obras de beneficiação levadas a efeito em todas as escolas do 1º ciclo no concelho de Oliveira do Bairro.
Orgulhamo-nos de Oliveira do Bairro fazer parte do 1º grupo de concelhos no país a receber fundos comunitários (QREN), para a construção da Escola Pré e 1º Ciclo de Oliveira do Bairro, cujo prazo de execução será de 1 ano. Estamos a cumprir aquilo que prometemos. Os munícipes sabem do esforço que este executivo tem levado a cabo com o intuito de cumprir integralmente as suas promessas eleitorais.
Vamos avançar para projectos de outras novas escolas em todas as freguesias, obedecendo naturalmente às prioridades definidas.