O TEMPO VAI COMEÇAR A MUDAR A PARTIR DE HOJE

As condições meteorológicas vão agravar-se gradualmente a partir de hoje à tarde, prevendo-se um pico de chuva forte entre a tarde de quinta-feira e a manhã de sexta-feira, disse fonte do Instituto de Meteorologia.

A alteração do estado do tempo deve-se a uma depressão que está centrada a norte dos Açores e que se desloca para Leste, para Portugal continental, com "cavamento rápido".

"Esta situação (de uma depressão com cavamento rápido) não é muito frequente mas é normal", disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

De acordo com a aproximação desta situação, o tempo vai começar a mudar a partir de hoje com chuva em várias partes do território, aumentando a intensidade a partir de sexta-feira à tarde.

A mesma fonte adiantou que o período crítico será entre o final da tarde de quinta-feira e o início da manhã de sexta-feira, altura em que a chuva deverá cair forte, sobretudo no litoral norte e centro.

O vento será igualmente forte, com rajadas que poderão chegar aos 90 quilómetros por hora no litoral e aos 120 nas terras altas.

A meteorologista disse ainda à Lusa que a chuva por vezes forte se deverá manter em Portugal continental até domingo, de acordo com as previsões que se podem fazer hoje.

As temperaturas máximas vão também descer, referiu a fonte.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) já foi informada da previsão de agravamento do estado do tempo, adiantou a fonte.
Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt