CÂMARA ASSUME PREJUÍZOS

Televisões, máquinas de lavar roupa, lâmpadas, micro-ondas, até máquinas flipper ficaram queimadas, na passada quarta-feira, na Rua dos Carreiros, em Vila nova de Monsarros depois de, alegadamente, uma máquina da Câmara de Anadia ter derrubado um fio eléctrico. A autarquia assume os prejuízos.

Foi um início de tarde estranho o da passada quarta-feira, em Vila Nova de Monsarros. Os moradores da Rua dos Carreiros e também da Rua da Igreja viram as lâmpadas rebentarem, os aparelhos eléctricos falharem, muitos deles, a deitar fumo, um cheiro a queimado intenso e se alguns aparelhos, passadas umas horas, já funcionavam, outros ficaram mesmo avariados. "Foi um susto, porque as lâmpadas rebentaram e ouvimos um estoiro também nas televisões. Cheguei ao meu quarto e era só fumo", contou ao Jornal da Bairrada Conceição Cruz, uma das moradoras mais afectadas pelo problema eléctrico.

De acordo com os relatos dos moradores, terá sido uma máquina, que efectuava os trabalhos de repavimentação da Rua da Igreja, que derrubou um dos fios eléctricos que alimenta a energia da zona, o que provocou os estragos e a interrupção de energia.

Na casa de Conceição Cruz "arderam" televisões, aparelhagens, micro-ondas, telefone, tudo o que era eléctrico, à semelhança do que aconteceu na casa de Rosa Rodrigues ou Valdemar Rodrigues, que já tinha notado a avaria, além das televisões, de dois relógios, máquina de lavar roupa. Ou, mais abaixo, já na Rua da Igreja, no Bar da Esquina lâmpadas, a máquina de flipper e uma vitrine de frio. "Pensámos que era um problema normal, mas quando vimos tudo a avariar ao mesmo tempo e o fumo a sair pelas lâmpadas, percebemos que alguma coisa estava errada", referia ao JB Lúcia Sousa.

Aos moradores foi garantido, no próprio dia, que a autarquia dispõe de seguro que cobre este tipo de incidentes e que assumirá os prejuízos. Porém, estes querem ver os problemas resolvidos com celeridade. "A Câmara tem mesmo que assumir isto, já viu o montante de prejuízos que aqui temos? A situação tem que ser resolvida", desabafava Conceição Cruz.

O JB sabe que o perito do seguro já contactou com os moradores. Litério Marques confirma que a autarquia fez o seu próprio levantamento e equaciona dar um apoio social aos moradores, no caso da cobertura dos seguros ser deficitária.

Tânia Moita

tania@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt