INAUGURAÇÃO MARCADA PARA AS 16H30 DE SÁBADO

Leitões, porcos ou porcas sob as mais diversas formas de arte e ao sabor do saber e da imaginação de cada um dos artistas convidados. Em fotografia, pintura ou escultura, são diversos os trabalhos de artistas convidados e a concurso, que apresentam as suas criações já no próximo sábado, no Museu do Vinho, na mostra colectiva "Sua majestade - o rei": o leitão.

É a primeira exposição colectiva de arte contemporânea da Bairrada e estão já assegurados nomes grandes do panorama nacional das artes plásticas de Júlio Pomar a Cruzeiro Seixas, de José Rodrigues a Onik Sahakian (discípulo de Salvador Dali e seu joalheiro), de Mário Silva a Marcos Marine. A estes, convidados a estarem presentes juntamente com Aísar Jalil, Ana Cristina Leite, Carlos Lança, Carlos Revenga, Demo, Francisco Laranjo, Gerard Mas, Ibrahim Miranda, Jaime Isidoro, José Emídio, José Manuel Patinha, Nuno San-Payo Paulo Neves, Pedro Olayo (filho) , René Francisco , Rico Sequeira, Roberto Diago, Samuel Salcedoe Sobral Centeno, junta-se uma série de novos valores da pintura, fotografia e escultura contemporâneas que disputam os três prémios/aquisição, de 5 mil, 3 mil e 2 mil euros, respectivamente.

Divulgar o leitão. A colectiva, organizada pela Câmara Municipal de Anadia, em parceria com a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada e a Nuno Sacramento - Galeria de Arte Contemporânea, procura cumprir dois objectivos: por um lado, divulgar toda uma região, usos, costumes e gastronomia, nomeadamente o leitão, rei das mesas bairradinas; por outro, a consolidação e afirmação deste espaço museológico, que é o Museu do Vinho, no panorama da arte contemporânea em Portugal.

"Com esta exposição, o Leitão da Bairrada apresenta-se como mote para a mostra e criação artística de raiz, segundo linguagens plásticas bem distintas, simultaneamente direccionadas para um mesmo propósito - consagração de um produto de elevado reconhecimento internacional que é indubitavelmente uma das maiores riquezas e majestade gastronómica de Portugal", refere a nota da mostra.

A inauguração, marcada para as 16h30 de sábado, além de apontamentos teatrais protagonizados pela actriz Joana Oliveira numa produção Shivatarra - Terra das Artes, conta com inúmeras figuras não só da arte como da música, com são o caso de Mico da Câmara Pereira e dos produtores musicais de Dulce Pontes e de Fernando Girão.

Tânia Moita

tania@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt