MUITOS IDOSOS CONTINUAM A CAIR NAS ARTIMANHAS DOS BURLISTAS

A GNR está preocupada com o aumento de criminalidade, na Bairrada, contra idosos, nomeadamente as burlas, que estão em pleno crescimento e que têm aumentado a nível nacional. Na penúltima quarta-feira, a Escola Segura da GNR, Destacamento de Anadia, efectuou uma sessão de esclarecimento na Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro, com o objectivo de alertar os idosos para as manhas dos burlistas.

Este tipo de crime está espalhado por todo o território, embora seja mais elevado nos distritos de Lisboa e Aveiro. Segundo a GNR, a probabilidade de que aconteça a alguém que nos é próximo é significativa.

Histórias convincentes. O "modus operandi" destes indivíduos é bastante simples e eficaz. Não são indivíduos mal vestidos, nem com mau aspecto. São indivíduos bem vestidos (fato e gravata), que se exprimem muito bem, com voz calma e meiga e com uma conversa extremamente convincente e cativante que leva as pessoas a fazerem aquilo que não querem.

De acordo com o Capitão Paulo Serra, os burlistas, regra geral, "afirmam ser da Segurança Social e que pretendem ajudar os idosos a trocar o dinheiro, uma vez que as notas perderam a validade ou então argumentam que são funcionários do banco e que estão ali para substituir o Cartão Multibanco velho por um novo". "Após terem o cartão na sua posse, pedem o respectivo código e fogem".
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt