A REDE INTERNACIONAL INTEGRA 19 CIDADES |
---|
| |
A cidade de Aveiro aderiu à "Réseau Art Nouveau Network", com o que pretende "captar fundos europeus" e "investir na salvaguarda e promoção cultural da corrente Arte Nova local", informou o município.
Esta rede internacional integra 19 cidades com elementos ou características de Arte Nova: Alesund, Bad Nauheim, Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Glasgow, Helsínquia, La Chaux-de-Fonds, Havana, Ljubljana, Lodz, Nancy, Província de Varese, Região da Lombardia, Réus, RRiga, Tbilisi, Terrassa e Viena.
Numa nota à imprensa, a autarquia esclareceu que a candidatura àquela Rede Internacional de Arte Nova foi feita na sequência da sua aposta em promover o património local de Arte Nova.
No quadro desta promoção, acabou de ser reabilitada em 2007 a Casa Major Pessoa, onde ficará instalado o Museu Arte Nova, ainda sem data de abertura marcada.
Uma fonte camarária admitiu à Lusa a possibilidade de as portas do Museu se abrirem "ainda este ano".
A coincidir com a abertura, indicou a fonte, a autarquia projecta levar a cabo uma exposição com documentos, mobiliário e objectos ligados à Arte Nova.
Por outro lado, através de uma Bolsa de Salvaguarda, a autarquia propõe-se, "dentro do possível", ajudar proprietários de casas com características Arte Nova necessitadas de reabilitação.
Um terceiro elemento de promoção consiste no estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais, designadamente com as cidades integradas na rede.
Segundo a nota da Câmara, esta Rede internacional de cidades "elabora candidaturas concertadas e programas de financiamento europeus".
Das suas principais actividades constam "a realização de colóquios e exposição, a edição de material didáctico sobre o movimento Arte Nova, a formação dos técnicos que trabalham directamente com a temática Arte Nova em autarquias e museus e a investigação sobre o movimento".
Nascida e desenvolvida na Europa nos anos de transição do século XIX para o século XX , a Arte Nova - expressão da modernidade estética e técnica da época - "chegou" a Portugal nos primeiros anos do século XX (1905) e teve as cidades do Porto e de Aveiro como principais cenários de implantação, até ao seu "desaparecimento", em 1920.Diário de Aveiro |
|
|
|