EDIFÍCIO TERÁ FRENTE PARA O LARGO DO CRUZEIRO

O novo edifício da Junta de Freguesia, Auditório e Biblioteca de Oiã sofreu alterações em termos de implantação, estando agora virada mais a sul, de frente para o Largo do Cruzeiro. O novo projecto prevê "uma interligação entre três elementos - Largo do Cruzeiro, Junta e Parque do Vieiro -, separados por grandes zonas pedonais, embelezados com espaços verdes e de lazer", explicou ao JB o presidente Mário João Oliveira, frisando que "este projecto está para Oiã como a Alameda está para Oliveira do Bairro".

A fachada do novo edifício ficará então virada para uma grande mancha verde, de onde se avistará o Largo do Cruzeiro e vice-versa.

Na última reunião de Câmara, o autarca informou ainda sobre a compra de um terreno junto ao futuro edifício, por 76.302,50 euros (57,50 euros/m2 numa área total de 1.327 m2).

Visivelmente satisfeito, o presidente da Junta de Freguesia de Oiã, Dinis Bartolomeu, considerou que o novo projecto "vai dignificar o centro da vila". Apesar do atraso da obra provocado por este estudo urbanístico, o autarca considera que "vale a pena esperar, porque esta é uma projecção de futuro e aquele miolo que está virgem será o centro de Oiã".

Quanto ao preço do terreno adquirido pela Câmara, admitiu que "é caro", mas apontou outras mais-valias: "Se virmos noutra perspectiva, nem é assim tão caro, porque permitirá que haja uma grande frente de construção, que por seu turno trará benefícios à Câmara em termos de impostos", como o IMI.

Oriana Pataco

oriana@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt