SUMA ENSINA A "FAZER CONTAS À VIDA" A 600 ILHAVENSES

Contrariar o aumento de Resíduos em Ílhavo dá mote a campanha

SUMA ensina a "Fazer Contas à Vida" a 600 Ilhavenses

Já arrancou a última fase da campanha “Fazer Contas à Vida”, iniciativa promovida pelo Grupo SUMA em parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo, que, entre os dias 28 de Janeiro e 01 de Fevereiro, alerta a população para as vantagens individuais associadas ao Consumo Sustentável. Com o objectivo de fazer despertar para a necessidade de abandonar os maus hábitos consumo e minimizar a produção de Resíduos na origem, pretende-se com esta acção contrariar a tendência de aumento dos indicadores de indiferenciados, verificada em 2006.

Presente nas principais Cadeias de Supermercados do concelho e recorrendo a uma estratégia de contacto pro-activo, mediante a distribuição qualitativa de uma lista de eco-compras e afixação de um cartaz informativo, esta acção pretende chamar a atenção para um conjunto de eco-códigos a utilizar nas compras quotidianas. Comprar produtos avulso, embalagens familiares e de recarga, utilizar produtos não descartáveis e reutilizar materiais de embalagens, são alguns dos procedimentos que permitirão aos seus praticantes a poupança de dinheiro e a contribuição para a preservação do Ambiente.

Esta campanha foi implementada, numa primeira fase, no anterior ciclo de trabalhos, tendo sido complementada com investimentos paralelos destinados a potenciar as políticas de redução de resíduos e a valorização da componente reciclável. Exemplos desse investimento, que resultou no decréscimo de 4,1% na fracção de indiferenciados, são o programa LIXOTECA Itinerante e a campanha "Eco-Códigos".

De acordo com Alexandra Pericão - Coordenadora do Departamento de Sensibilização e Educação Ambiental do Grupo SUMA -, "a sociedade de consumo em que nos inserimos recorre a diversas técnicas e ferramentas para dar a conhecer produtos, criar necessidades e aumentar o número de vendas. Mas as nossas decisões de compra não são inconsequentes, e influenciam o Ambiente de forma positiva ou negativa. Desta forma, é fundamental que o consumidor reflicta e analise as escolhas de que dispõe, e apreenda as regras para poupar ao nível da economia familiar e preservar os recursos, assumindo comportamentos pró-ambientais".

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Sobre o Grupo SUMA:

Com uma experiência consolidada de mais de uma década de actividade e provas dadas nas áreas da Recolha de Resíduos, Limpeza Urbana, Tratamento de Resíduos, Análises Laboratoriais, Inovação e Desenvolvimento, e Sensibilização e Educação Ambiental, o Grupo SUMA detém um perfil único no mercado da gestão do ambiente urbano: a liderança do sector em Portugal aliada a uma atitude pró-activa, que excede os limites contratuais e se consubstancia na responsabilidade de inovar constantemente, sempre com vista à Construção de um Ambiente Melhor.

Marta Gonçalves
Diário de Aveiro



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