A COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DECORRE ATÉ AO VERÃO DE 2010

A Região de Turismo Rota da Luz candidatou a Ria de Aveiro à eleição das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, competição onde Portugal está já representado pelo vale do Douro e Ilhas Selvagens, informou aquele organismo.

"Ao candidatar a Ria de Aveiro a uma das Sete novas maravilhas naturais do mundo, pretendemos promover à escala global o excepcional recurso que ela constitui", afirma o presidente da Rota da Luz, Pedro Silva, numa nota hoje divulgada.

Acrescenta que a inserção da Ria de Aveiro na candidatura "releva o potencial turístico" daquela região, "com os consequentes efeitos multiplicadores na economia regional".

A competição internacional decorre até ao Verão de 2010 e é promovida por uma fundação, sedeada na Suíça, que, em 2007, organizou o concurso das novas Sete Maravilhas do Mundo.

Realiza agora uma segunda acção especificamente dedicada à promoção da Natureza e do meio ambiente.

O concurso, cuja votação que já se encontra a decorrer na página da Internet da Fundação, apresenta até ao momento 168 locais e monumentos naturais de todo o mundo, a maioria (78) oriundos do continente americano.

A Europa está representada por 31 sítios, dois dos quais portugueses: as Ilhas Selvagens, colocadas na 133ª posição, e o vale do Douro, em 134º lugar na votação, que é actualizada duas vezes por dia.

Apesar da Região de Turismo da Rota da Luz ter anunciado a entrega da candidatura, a Ria de Aveiro ainda não consta da lista.

Segundo o regulamento do concurso, qualquer pessoa pode propor um local a nomear, mas só aqueles que possuam um comité oficial de suporte poderão integrar a lista de finalistas.

Segundo a informação da Rota da Luz está a ser criado um comité de apoio à candidatura da Ria de Aveiro, reunindo organizações públicas e privadas da região "que, numa acção conjunta, procura difundir o conhecimento global" daquele sítio natural.

A primeira fase da competição consta de uma votação online até 31 de Dezembro de 2008, de onde sairá um grupo de 77 locais mais votados pelos cibernautas.

Destes, um painel de especialistas mundiais irá seleccionar 21 finalistas, estando o anúncio agendado para Janeiro de 2009.

A votação final para eleger as Sete Maravilhas Naturais do Mundo decorrerá durante cerca de um ano e meio e os resultados serão conhecidos no Verão de 2010.

Em Julho de 2007 foram anunciadas, em Lisboa, as Sete novas Maravilhas do Mundo, tendo sido eleitas a Grande Muralha da China, as cidades de Petra (Jordânia) e Machu Picchu (Peru) a pirâmide maia de Chichén Itzá (México) , o Taj Mahal, na Índia, o Coliseu de Roma (Itália) e a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (Brasil).

Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt