PRINCIPAIS TÍTULOS DOS JORNAIS |
---|
| |
O Diário as Beiras anuncia hoje, em manchete, a criação de um "Jardim bíblico na Sé" de Coimbra, que será coordenado pelo botânico Jorge Paiva.
O jardim, a instalar nos claustros da Sé Velha, vai incluir as espécies mais representativas referenciadas nos escritos bíblicos.
Uma oliveira milenar, trazida da serra do Sicó, no concelho de Ansião, e duas dezenas de outras plantas irão ornamentar o espaço.
O jornal noticia ainda, na capa, que "Obras na Via Rápida provocaram novo acidente" entre Coimbra e Taveiro, sem provocar vítimas.
Um veículo ligeiro capotou no local onde decorrem obras e que já tinha registado outro acidente há menos de duas semanas.
"Anadia dividida entre a esperança e a desilusão" escreve, em manchete, o Diário de Coimbra, a propósito do sentimento da população com a troca de ministros da Saúde e a eventual reabertura das urgências hospitalares do concelho.
Mais de um milhar de moradores de Anadia e Vouzela concentraram-se, quarta-feira à tarde, diante da Assembleia da República, em protesto contra o encerramento das Urgências e SAP locais, um dia depois da demissão de Correia de Campos e no dia do debate quinzenal com José Sócrates.
O protesto balançou entre a esperança de revogação da decisão, por parte da nova titular da pasta, e o pessimismo do presidente da autarquia de Anadia, Litério Marques, perante as afirmações de Sócrates de que a política da Saúde iria ser mantida.
O Jornal de Notícias, na secção dedicada ao país, denuncia a situação de uma "Mãe 'obrigada' a transportar filha à escola de motorizada", porque a carrinha de transporte não tem vaga para a menina.
Segundo o jornal, a criança, de sete anos, residente em S. Frutuoso, nas proximidades de Coimbra, viu vedado o acesso ao transporte escolar nas mesmas condições que os colegas, que viajam numa carrinha de uma Instituição Particular de Solidariedade Social.
A Câmara de Coimbra, responsável por assegurar o transporte, disse ao JN que estava a analisar a situação para resolver o problema, embora tenha adiantado que o mesmo tenha sido provocado pelas políticas de Educação do Governo.
Com o título "Cova da Beira contra proposta de mapa judicial", o Diário XXI, que se publica na Beira Interior, noticia que Câmara da Covilhã vai formar um grupo de trabalho juntamente com advogados da cidade, Fundão e Belmonte para contestar a proposta do Governo para o novo mapa judiciário nacional.
A proposta do Governo abandona a ideia de uma nova comarca/circunscrição da Cova da Beira, defendida em estudos pedidos pelo Governo, passando os três municípios a integrar a nova circunscrição da Beira Interior Sul, com sede em Castelo Branco. Diário de Aveiro |
|
|
|