No próximo fim-de-semana, a ADREP vai disputar, pela primeira vez, desde há vários anos, o Campeonato Nacional de Clubes. Num só dia, cada equipa estará representada por um atleta em cada uma das disciplinas, desde saltos a lançamentos, passando pela velocidade, meio fundo ou marcha atlética. No final, vence a equipa mais completa.
Este será, seguramente, um verdadeiro teste de fogo, para os jovens atletas da equipa bairradina, que se vai apresentar, seguramente, com uma das faixas etárias mais baixas, entre todas as equipas que se vão apresentar em prova. De resto, a ADREP far-se-á representar com 15 Juvenis e apenas um Júnior e um Sénior, numa competição que será disputada pelas principais figuras nacionais.
Nesta competição, a formação palhacense vai defrontar equipas como o Sporting, de Rui Silva, Francis Obikwelu ou Naide Gomes, entre outros, bem como o Benfica, de Nelson Évora, ou o FC Porto.
Entretanto, em jeito de ensaio, a equipa bairradina esteve presente, no passado fim-de-semana, no Campeonato das Beiras Absoluto, em Pista Coberta. Esta competição, disputada na Nave Desportiva de Espinho, reuniu os principais clubes dos seis distritos beirões, Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Guarda e Viseu.
Jorge Batista e Soraia Ruas, ambos da ADREP, foram as principais figuras bairradinas, neste campeonato, que foi disputado conjuntamente por atletas Juvenis, Juniores e Seniores.
O primeiro cortou a meta, na 4.ª posição, da sua série, de 800 metros. O atleta palhacense esteve em grande, cotando-se de longe como o melhor juvenil, entre todos que participaram nesta prova, batendo ainda o seu recorde pessoal, com um registo de 2:00.05. Um feito notável, tendo em conta que o atleta veio de uma lesão, que o impediu de treinar, durante mais de duas semanas.
Já Soraia Ruas voltou a estar em grande plano ao qualificar-se para a final, na prova de lançamento do peso. Na derradeira fase, entre as melhores Juvenis, Juniores e Seniores da região beirã, a atleta terminou a prova num honroso 6.º lugar. A atleta confirmou ainda a sua polivalência, na segunda jornada, na qual foi, igualmente, 6.ª classificada, na prova de triplo salto.
A ADREP esteve ainda representada, nos 800 e também nos 60 metros, por John Martins e Ariel Pereira, ambos com idade juvenil. Ainda assim, e apesar da sua juventude, os atletas estiveram à altura do desafio, batendo muitos dos juniores e seniores que estiveram em prova.