VÃO PARTICIPAR QUATRO GRUPOS DE SAMBA

O mais que conhecido humorista Herman José vai ser o grande cabeça de cartaz do próximo corso carnavalesco da freguesia de Oiã (desfilará na terça-feira, dia 5), enquanto, no domingo gordo (dia 3), a atracção será "a família Azevedo", vencedora do Concurso Família Superstar da SIC.Naturalmente, num e noutro dia, irão despertar o interesse e a alegria de largos milhares de presentes que, como é hábito, inundarão as ruas da vila. Tanto Herman como " a família Azevedo" desfilarão em carro alegórico próprio, bem como acontecerá com o rei e a rainha que, para já, são um pequeno segredo. Mas fantasia e colorido vário será coisa que não vai faltar, garantem os intervenientes.

A Comissão organizadora (formada por Carlos Nunes, Fernando Fonte, Dinis Gustavo Albuquerque Bartolomeu, Fernando Gala e Eduardo), não se tem poupado a esforços, ajustando um programa de diversão entre os dias 1 e 5 de Fevereiro, para que o Carnaval de Oiã seja mais uma vez um êxito, também com a participação de grupos de samba, cujos figurantes têm andado nas últimas semanas numa azáfama constante, ensaios, arranjo de carros alegóricos, confecção de trajes e outros trabalhos inerentes.

Vão participar quatro grupos de samba: Cromos das Agras, Grupo do Cruzeiro, ABC, dos Carris, que bisa e Grupo Unidos por Águas Boas, que regressa após um ano de ausência, para além de outros grupos de outros lugares, naturalmente mais simples, com menos ambições, mas que constituem uma mais valia para o êxito do corso.

Os temas são os mais diversos, com o seu colorido próprio e a sua própria diversão. Os Cromos são os que anunciam corpos mais nus, mais parra ou a falta dela. Abordam o tema Adão e Eva. Entre figurantes, baianas e bombos, serão "perto de 80", disse a JB um dos responsáveis, Carlos Fernandes. Desfilará um carro alegórico que "pensamos saia bonito, estamos a fazê-lo". Por sua vez, o Grupo do Cruzeiro vão levar ao palco das ruas a "ilha tropical", onde naturalmente, se adivinham calores e desbordante alegria, patenteada por cerca de 70 participantes. Este grupo baterá o record de carros alegóricos - serão 3. "Estamos a trabalhar há meses", diz Armando Pires da Silva, que do seu bolso e à falta de apoios autárquicos desembolsa milhares de euros.

Entretanto, o ABC sairá à rua com um carro alegórico, e envolve cerca de 45 pessoas que recriarão o tema "Cartolas e Artolas".

O grupo de samba de Águas Boas vai recriar o tema "O sol e a lua" que, sob a sua ou à sua sombra, irão concorrer para engrossar as ondas de satisfação e alegria do corso em movimento há meses. Desta feita, o seu desfile será abrilhantado por um só carro alegórico, mas muito grande. Falando noutra onda, Mário Coragem, afirma que "a nível de música, está a ficar espectacular", não faltando as gaitas de foles, a marcar o ritmo, para um colorido diferente. Serão aproximadamente 70 figurantes.

Custos e apoios. Embora um dos responsáveis, Carlos Nunes, reconheça que o próximo corso vá custar muitos milhares de euros, não adiantou números. Uma coisa sabe: é que até ao momento não têm o aceno de qualquer subsídio da câmara, mas não deixou de dizer: "estamos a contar que dê", para acrescentar: para já," a nível de dinheiro, só contamos com o nosso trabalho. Vamos falar com a junta a ver?". As receitas virão dos bailes, que terão lugar em tenda, e dos peditórios durante os desfiles. O mesmo elemento, apesar disso e para além disso, o próximo corso "é capaz de ser ainda melhor do que o do ano passado". Há mais pessoas e grupos a participar, nomeadamente o lugar do Silveiro.

Todos os grupos brincam e proporcionam alegria a rodos, por sua conta e risco. Armando Pires da Silva entende, por exemplo, que a câmara deveria "assumir o Carnaval de Oiã como Carnaval do concelho, apoiar mais", para que "isto continue em frente" e teme que, não havendo ajudas, acabe por terminar, porque "entretanto, as pessoas cansam, e é pena".

Armor Pires Mota
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt