na sua maioria estudantes universitários e recém licenciados, que estão, há um ano, a fazer voluntariado em Oliveira do Bairro. A Santa Casa da Misericórdia, o Centro Social da Palhaça e o Centro de Saúde de Oliveira do Bairro têm recorrido frequentemente ao banco Local de Voluntariado de Oliveira do Bairro, juntando-se em Janeiro, a Solsil.
O projecto foi criado pela autarquia local e pretende promover e sensibilizar a população local para uma cidadania activa e solidária para com o próximo.
A iniciativa existe a nível nacional e os bancos locais contam com o apoio técnico do Concelho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV).
De acordo com Laura Pires, vereadora da cultura e responsável pelo projecto, "o número de voluntários está a aumentar e seria muito bom que as instituições e as associações percebessem que nesta bolsa de voluntários possa estar a resposta a questões concretas das instituições, já que na bolsa há voluntários na área da informática, psicologia, desporto, advocacia, entre outros com formações especializadas em áreas que podem ser de mais-valia para quem os recebe".
A autarca refere ainda que "se da parte dos voluntários houve adesão, embora se espere muito mais neste próximo ano, onde várias acções vão continuar a promover este Banco, junto das instituições tem havido alguma resistência em perceberem as vantagens de se juntarem ao projecto". Os interessados poderão contactar a autarquia.