É O MAIS IMPORTANTE CONCURSO DEDICADO À CERÂMICA ARTÍSTICA

O Parque de Feiras e Exposições de Aveiro recebe, de 08 a 30 de Dezembro, a oitava edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística, que reúne 102 obras de 83 artistas, oriundos de vários países.

Organizada pela Câmara de Aveiro, é considerada o mais importante concurso dedicado à cerâmica artística que se realiza em Portugal, sendo reconhecida internacionalmente como uma importante mostra de novas técnicas e linguagens utilizadas na criação de cerâmica artística.

São objectivos do certame "divulgar os caminhos mais significativos da cerâmica artística contemporânea que se faz pelos cinco continentes" e "mostrar a diversidade formal e a renovação estética que se vem processando", bem como "as capacidades dos novos materiais e técnicas postas ao serviço da arte".

A edição deste ano conta com obras de artistas de Portugal, Alemanha, Brasil, Bulgária, Colômbia, Cuba, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hungria, Itália, Roménia, Sérvia, Singapura e Ucrânia.

O vencedor da última edição da Bienal, Heitor Figueiredo, marca presença com a exposição "Razões", composta por 30 peças.

Além da exposição dos trabalhos a concurso seleccionados pelo júri, a Bienal integra a exposição de cerâmica artística "Movimento", que reúne cerca de 50 trabalhos de cerâmica artística, pintura, escultura e fotografia de artistas portugueses e espanhóis.

O júri, responsável pela atribuição de prémios que variam entre os cinco mil e os 15 mil euros, é constituído por Pedro Matos Fortuna, Francisco Laranjo, João Carqueijeiro e Ana Maria Senos, tendo seleccionado 102 das 201 obras enviadas a concurso por 129 artistas.
Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt