CASA DA MÚSICA ESTREIA OBRAS DE ANTÓNIO CHAGAS ROSA E GEORG FRIEDRICH HAAS

A Casa da Música estreia quinta e sexta-feira obras dos compositores António Chagas Rosa, professor do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, e Georg Friedrich Haas, anunciou no Porto fonte daquela instituição.

Estas obras resultam de encomendas feitas conjuntamente, a cada um daqueles compositores, pelo Klangforum Wien (Áustria) e pela Casa da Música.

As duas obras - "Tombeau de Marie Stuart", de António Chagas Rosa, e "Remix", de Georg Friedrich Haas - serão apresentadas em dois concertos, em versões distintas.

"Tombeau de Marie Stuart" resulta, segundo Chagas Rosa, de três viagens íntimas ao universo das suites do barroco francês, ao texto da peça Maria Stuart, estreada em 1800, e ao encontro da Crucificação (ca.1460), quadro de Paolo di Dono.

Por seu lado, Georg Friedrich Haas classifica Remix como uma obra de textura muito densa, com muitos sons, que exige dos seus intérpretes os mais altos padrões em termos de virtuosidade.

No primeiro concerto, quinta-feira às 21:00, a orquestra do Klangforum Wien dará a conhecer as suas versões daquelas obras, enquanto no segundo concerto, sexta-feira à mesma hora, cabe ao Remix Ensemble, formação da Casa da Música dedicada à música contemporânea, mostrar a sua leitura de ambos os trabalhos.

O Klangforum Wien apresenta-se sob a direcção musical de Sylvain Cambreling e com a soprano Sabine Lutzenberger como solista.

Na segunda parte do concerto de quinta-feira é apresentada uma outra obra em estreia nacional, "Die Sterne des Hungers", de Bernhard Lang.

A Orquestra do Klangorum Wien acompanha a soprano Sabine Lutzenberger, uma pioneira da canção medieval que integra prestigiados agrupamentos de música antiga.

Dirigida pelo maestro francês Sylvain Crambeling, a Klangforum Wien foi fundada em 1985 pelo compositor austríaco Beat Furrer.

Actualmente, o agrupamento apresenta-se em mais de 80 concertos por temporada na Europa, EUA e Japão, programando ambiciosas séries de concertos na Concerthouse de Viena.

Sexta-feira, o maestro Peter Rundel e o Remix Ensemble dão a conhecer a sua versão das mesmas obras, permitindo que o público possa comparar a forma como diferentes agrupamentos tocam um mesmo repertório que, por ser desconhecido, ainda não tem referências interpretativas.

Com o Remix Ensemble actuará, como solista, a soprano Alexandra Moura, prémio de Melhor Interpretação de Música do Século XX no Concurso Internacional de Canto Tomaz Alcaide - 2000.

Na segunda parte do concerto, o Remix Ensemble apresenta clássicos da primeira metade do século XX da autoria dos compositores austríacos Alexander Zemlinsky, Erwin Stein e Franz Schreker.

Antes deste concerto, que se realiza às 21:00, a Casa da Música programou para as 18:00 um encontro com o compositor António Chagas Rosa, cuja moderação está a cargo do musicólogo Rui Pedro Pereira.

Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt