A INDIGNAÇÃO É ENORME ENTRE DIRIGENTES E TREINADORA

A direcção da União Recreativa Ferreirense foi apanhada de surpresa pelo facto da Federação Portuguesa de Futebol com o beneplácito da Associação de Futebol de Aveiro de colocar na zona Sul a equipa de futebol feminino, que uma vez mais vai competir no Nacional da 2.ª Divisão.

A indignação é enorme entre dirigentes e treinadora. Maiores deslocações, outro tipo de despesas e um nível competitivo diferente, para quem tem uma equipa jovem e inexperiente, não auguram nada de positivo para o clube, que pretende fugir ao último lugar e deseja que as duas equipas de Lisboa (Ponte Frielas e Beira-Mar de Almada) fiquem nos dois primeiros lugares e discutam o título. Caso isso não aconteça, terá que fazer mais duas viagens ao sul.

Luciano Ferreira, um dos responsáveis pela secção do futebol feminino, lamentou toda a situação: "Tivemos a pouca sorte da FPF nos colocar na zona Sul. Não dá para perceber esta decisão, até porque duas equipas do Norte (Gândaras e Incansáveis) vieram para a zona Centro, enquanto nós e o Cadima fomos colocados na zona Sul".

Como é óbvio, as despesas são maiores. "Já fomos três vezes a Lisboa, as despesas são outras. Em vez de uma refeição, temos que dar duas e, se não fosse o apoio da Câmara Municipal de Anadia a oferecer-nos um autocarro, tudo seria mais complicado".

O orçamento, ainda não contabilizado, subiu, alguns apoios diminuíram, caso das Caves S. Domingos, principal patrocinador do clube.

Sobre os objectivos, Luciano Ferreira diria que passa pela manutenção: "Estamos a formar uma equipa jovem, de futuro. Temos seis atletas de 1.ª inscrição e a ideia é manter esta estrutura, se possível reforçá-la, para, na próxima época, aproximarmo-nos do nível competitivo das equipas da zona Sul".

A treinadora, Fernanda Silva, também mostrou o seu desagrado: "Somos a equipa do Centro mais a Sul, o que nos cria mais dificuldades".

Segundo nos disse, as dificuldades não ficam por aqui: "Tenho um plantel reduzido. Não estava minimamente à espera da desistência de quatro atletas. Depois, na zona Sul, o campeonato é mais competitivo, com pisos adversos para a nossa realidade, pois jogamos em relvados sintéticos".

Fernanda Silva diz que é difícil colmatar as saídas, pois não há atletas formadas. Quanto aos objectivos, a técnica do Ferreirense afirmou que "apontámos baterias para a zona Centro e discutir o apuramento com o Albergaria e Oliveirense. Tive que repensar toda a situação a partir do momento em que o clube foi colocado na zona Sul. O objectivo passa por não ficar no último lugar e esperar que as duas equipas do Sul discutam o título".

Plantel

Guarda-redes: Renata e Angie

Defesas: Ana, Sílvia, Gena e Tânia (ex-Apel da Madeira).

Médias: Dora, Sara, Andreia, Diana I, Jennyfer, Zuca (ex-Mourisquense) e Raquel (ex-BARC).

Avançadas: Vita, Betinha (ex-BARC), Ana Sofia, Diana II e Telma (1.ª inscrição).

Manuel Zappa

zappa@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt