A FREGUESIA TEM 15 LUGARES, MAS POSSUI APENAS CINCO

"Faltam cerca de 10 contentores e eco-pontos na freguesia", consta o autarca Mário Heleno, cansado e sem saber já a quem recorrer: "já pedimos à ERSUC que nos encaminhou para a câmara municipal, mas dos 15 contentores que pedimos só nos chegaram cinco. Aguardamos agora por muitos mais que estão prometidos".

A freguesia, com 15 lugares, possui apenas cinco eco-pontos, "um número muito reduzido para uma freguesia tão vasta, tanto mais quando se fala, cada vez mais na preservação do meio ambiente e na necessidade de reciclar", sublinha Mário Heleno acrescentando ainda que, neste momento, a junta de freguesia vai retirar alguns contentores de dentro das povoações e passá-los para fora. "Vamos colocá-los à entrada ou à saída dos lugares. Sabemos que algumas pessoas não vão concordar, mas foi a solução encontrada para resolver a questão dos maus cheiros, das moscas e de alguma falta de civismo que continua a existir".

Vão, faseadamente, ser criados locais específicos, devidamente cimentados, para colocar três ou quatro contentores, deixando, em simultâneo, um espaço livre para que as pessoas depositem outro tipo de lixo, mais conhecidos como monstros (televisões, cadeiras, colchões, tábuas de engomar, fogões). O autarca reconhece que este investimento permitirá mais asseio e higiene.

Segundo apurámos, também a câmara municipal de Anadia, preocupada com esta questão, acaba de adquirir uma máquina para lavar contentores.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt