DIA 27, SÁBADO, ENTRE AS 9 HORAS E AS 20 HORAS, NO ESPAÇO INOVAÇÃO

O 1º concurso nacional de obstáculos B - cidade de Oliveira do Bairro vai realizar-se, no próximo dia 27, sábado, entre as 9 horas e as 20 horas, no Espaço Inovação em Oliveira do Bairro, anunciou, na última reunião de câmara, António Mota, vereador do pelouro do desporto.

Para o efeito foi aprovado, por unanimidade, um protocolo financeiro, celebrado entre o município e a Associação Hípica de Aveiro, no valor de 12.500 euros.

António Mota afirma que "se trata de uma prova que vai trazer ao último fim-de-semana do certame perto de 200 profissionais do hipismo nacional. Duas centenas de cavalos e cavaleiros vão mostrar a sua destreza nas rédeas dos saltos de obstáculos".

António Mota, cuja modalidade conhece bem, pretende que "este 1º Concurso Hípico funcione como mais uma forte aposta para relançar a Fiacoba no novo Espaço Inovação", que, segundo este autarca, tem óptimas condições para organização e prática de provas de hipismo, ficando em aberto a possibilidade de, no próximo ano, aqui decorrer um certame internacional. "Se em 2008 conseguirmos receber um concurso internacional de hipismo, Oliveira do Bairro passa a adquirir um peso muito grande em termos nacionais", justifica o vereador.

António Mota fez ainda saber que o regulamento do concurso já foi aprovado e que a prova já faz parte do calendário nacional, sublinhando que "a realização deste evento poderá significar que em próximas edições da FIACOBA seja contemplado um espaço do tipo da Agrovouga.

Segundo o site pegadas online, a prova de saltos de obstáculos é uma competição em que o conjunto cavaleiro - cavalo é julgado segundo várias condições num percurso, de obstáculos.

Estas provas têm por finalidade demonstrar pelo cavalo a franqueza, a potência, a obediência, a velocidade e o respeito pelo obstáculo ou prioritariamente, algumas destas características, e pelo cavaleiro a qualidade da sua equitação.Se o concorrente comete certas faltas, como derrube de obstáculos, desobediências, exceder o tempo concedido, etc., incorre em penalizações.

Será vencedor da prova o concorrente que tiver menos penalizações, fizer o percurso mais rápido ou somar maior número de pontos, conforme o tipo da prova.Na modalidade de Saltos de Obstáculos, o conjunto cavalo/cavaleiro é examinado sobre um percurso de obstáculos, em várias condições.

Hoje em dia, a nível nacional, os Concursos de Saltos de Obstáculos (CSO’s), dividem-se em Concursos de Saltos Nacionais de categoria A (CSN A), de categoria B (CSN B) e de categoria C (CSN C) e Festivais. A nível internacional existem os Concursos de Saltos Internacionais Oficiais (CSIO) e os Concursos de Saltos Internacionais de categoria A (CSI A), de categoria B (CSI B) e de categoria C (CSI C).
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt