FOI UMA FESTA DEDICADA À TERCEIRA IDADE

Mais de 200 idosos assistiram ao espectáculo e foi a pensar em "afastar as tristezas e proporcionar um dia de alegria aos de mais velhos" que o Centro Social e Cultural da Nossa Senhora do Ó de Aguim decidiu organizar um "desfile de moda reciclada", na passada quarta-feira, 3 de Outubro. Os manequins foram os próprios seniores, que dias antes, viveram também a azáfama da vida de costureiro. Os modelos apresentados no desfile foram muito variados, mas todos tiveram uma base comum: muita imaginação!

No ano passado, "o Centro de Aguim já tinha feito um desfile parecido, mas só com os idosos da instituição". Este ano, decidiram tornar a festa maior e convidaram sete organismos de apoio ao idoso do concelho de Anadia e ainda o Paraíso Social de Aguada de Baixo (que pertence ao concelho de Águeda), como explicou ao JB a animadora social do Centro, Ana Rosa.

Foi uma festa dedicada à terceira idade, onde não puderam faltar as crianças. Os mais novos também desfilaram e até fizeram uma surpresa aos idosos: deram-lhes um beijinho e ofereceram uma flor!

Alda Maria Rosa quis ficar logo na primeira fila, bem junto da passerelle. É que os 91 anos já não lhe permitem uma visão muito apurada, e "não queria perder nada do desfile"! Na opinião da nonagenária da Associação Social de Avelãs de Caminho, "todos se saíram muito bem", mas "essa história da reciclagem" é que já não é nada para ela, como explicou ao JB: "no meu tempo não se fazia nada disso e agora a cabeça não dá para aprender". Também António da Silva, da mesma instituição, achou "tudo aquilo muito giro" e deixou claro, que "para uma parte de brincadeira" também ele aceitava vestir um daqueles "modelitos".

A pequenada é que pareceu mais tímida na hora de enfrentar o público. David Tribuna disse logo que não ia desfilar, não que as roupas fossem feias, mas é que "ficava mais envergonhado que um esquilo". Para o pequeno, o "senhor de chapéu da abelha e a senhora com as coisas de café" foram os mais bem vestidos. David Tribuna acha esta ideia de reaproveitar os materiais "muito engraçada", e está bem consciente da importância da reciclagem. No Centro de Aguim, onde ocupa os tempos livres, o tema deste ano é "Preservar o Ambiente" e a lição está bem estudada!

Helena Castro, directora do Centro, garante, que pequenos e graúdos aprenderam muito com este desfile. "Fazer os fatos fez os mais velhos pensarem nestas questões, no fundo, são eles que têm mais dificuldade em aceitar as inovações". Sempre que preparamos este tipo de festas, os idosos "ficam extremamente nervosos, mas mesmo assim querem logo participar". É que para os maiores de 65 anos "esta é uma oportunidade de conviverem com amigos de uma vida, reverem colegas de escola e recordarem outros tempos".

Salomé Castanheira
estagiária

Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt