OBRA ORÇADA EM MAIS DE UM MILHÃO DE EUROS

O Centro de Acolhimento Temporário (CAT) de Sangalhos vai ser inaugurado, no próximo dia 14 de Outubro, durante as celebrações dos 75 anos da Santa Casa de Misericórdia de Sangalhos.

A obra, orçada em mais de um milhão de euros, está em construção há quase uma década e a verdade é que não se sabe quando poderá receber os seus primeiros "moradores". Tudo, porque, o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social ainda não despachou o acordo a celebrar com a Santa Casa de Sangalhos.

Neste momento, procede-se à montagem dos equipamentos e mobiliários por forma a que o Centro fique pronto a receber as crianças que aqui vão chegar por determinação dos Tribunais e da Segurança Social. Todavia, José Costeira, provedor da Santa Casa, acredita que o pedido de acordo "para 30 crianças, com idades compreendidas entre os zero e os 12 anos, poderá receber parecer favorável", na medida em que os serviços da Segurança Social de Aveiro não se opuseram a esta proposta. Contudo, a data em que o Centro abrirá portas aos primeiros moradores é uma incógnita, tanto mais que os primeiros residentes, aguardados já em Julho, ainda não chegaram, e o CAT só deverá realmente recebê-los no final do ano. "Estamos todos, em conjunto, a trabalhar para que isso seja possível", avançou o provedor.

A obra. Foi iniciada em 1998, mas ao longo de quase uma década tem lutado com sucessivos atrasos na sua conclusão, relacionados com a falta de verbas.

Neste momento falta pagar 460 mil euros e a Santa Casa já investiu na obra mais do dobro inicialmente previsto, até porque a do Estado só entrou com 360 mil euros.

Para fazer face às despesas, após a abertura do equipamento, a Santa Casa equaciona ainda a realização de parcerias a estabelecer com a Câmara, Junta de Freguesia, Escolas e Comissão de Menores.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt