A MEDIDA FOI HOJE ANUNCIADA PELO VEREADOR CAPÃO FILIPE

A Câmara de Aveiro vai testar o impacto do encerramento ao trânsito da Avenida Lourenço Peixinho, no próximo dia 22, no âmbito dos estudos que está a fazer para a reformulação daquela artéria do centro da cidade.

A medida foi hoje anunciada pelo vereador Capão Filipe, durante a apresentação do programa do Dia Europeu sem Carros e permitirá "reflectir, pela vivência da população, sobre o futuro da Avenida".

"Aproveitamos esse dia para municiar os estudos que estão a ser feitos, permitindo uma avaliação, quer por parte dos cidadãos, quer pelo executivo municipal, que irá propor, quando for oportuno, um destino para a Avenida.

Segundo o vereador, será a primeira vez que a totalidade daquela via do centro da cidade ficará encerrada a toda a circulação, excepto de veículos prioritários, sendo também fechada a entrada na cidade pelo novo túnel que lhe dá acesso, por baixo da Estação da CP.

Este ano, essa será a única zona de interdição automóvel no Dia Europeu sem Carros, entre as 08:00 e as 19:00, e durante o dia serão realizados inquéritos à população.

"É uma oportunidade para os cidadãos redescobrirem a Avenida Lourenço Peixinho, o seu comércio e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável", comentou.

Em resultado da experiência realizada em 2006, em que esteve encerrado ao trânsito nocturno o bairro típico da Beira Mar, a autarquia veio a elaborar um projecto de reformulação da circulação automóvel, que prevê alterações de sentidos de trânsito e o estacionamento exclusivo para os moradores num dos quarteirões do centro histórico.

"A Beira Mar deverá evoluir no sentido de restringir a circulação aos moradores e, num primeiro momento, pretende-se que o estacionamento passe a ser só para residentes. O princípio está já aprovado pela Junta da Vera Cruz e pela Câmara e o projecto irá brevemente a consulta pública", esclareceu Capão Filipe.

Com vista a incentivar a mudança de comportamentos quanto à utilização do automóvel, a Câmara vai promover, na véspera, dia 21, a partilha de viaturas entre os seus colaboradores, convidando-os a organizarem-se em "boleias, entre a casa e o trabalho.

O Dia Europeu sem Carros é ainda assinalado com a realização de diversas actividades lúdicas e educativas, designadamente um seminário sobre "educação, cidadania ambiental e desenvolvimento local", na Biblioteca Municipal, rastreios, jogos ambientais e um desfile etnográfico.
Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt