A maratona do principal campeonato da AFA começa domingo, dia 16, e só termina a 25 de Maio. A 1.ª divisão conta com 18 equipas e só uma terá o privilégio de ascender à terceira divisão nacional. Aliás, o campeonato conta com cinco clubes que desceram de divisão, o que o torna ainda mais competitivo, sem esquecer os outros crónicos candidatos à subida de divisão.
Apesar de não termos um conhecimento profundo do potencial futebolístico da maior parte das equipas, ninguém tem dúvidas de que os candidatos serão mais do que muitos, cuja luta irá ser titânica até ao fim.
As equipas que desceram (Águeda, Gafanha, Paços de Brandão, Arrifanense e Canedo), à partida, são aquelas que terão mais possibilidades de lutar pelo regresso ao nacional, mas há sempre que contar com os possíveis out-sideres, casos de Cesarense, Alba e Estarreja. O Águeda, pelo seu historial, pela forma como preparou a época, quiçá como os seus responsáveis assumiram os objectivos para a nova época, é o principal favorito à vitória final no campeonato, tendo como principal opositor o Gafanha, que também não dormiu durante a pré-época, dispondo de um plantel homógeneo e com um treinador (Albano Soares) bastante experimentado nestas andanças.
O Oiã é o único representante do concelho de Oliveira do Bairro. A equipa de Fernando Cruz manteve praticamente a mesma estrututa, apostada em lutar de novo pelos primeiros lugares. Os bairradinos farão a recepção ao Sanguedo e, tudo o indica, começarão a época com o pé direito.
O Fermentelos tem uma viagem curta a Oliveirinha, recém promovido, onde a maior experiência dos Pimpões poderá jogar a seu favor.
O Águeda, em Cucujães, irá reeditar duelos antigos, quando ambos andavam na mó de cima. Os locais subiram de divisão, não querem ser bombos da festa e em sua casa não costumam ser pêra doce. Os Galos terão rapidamente de se habituar a um campeonato diferente, até porque a sua estrutura para atacar a subida é quase toda da época passada.
A BARC fará o seu baptismo nesta divisão em casa frente ao Estarreja. O conjunto da Borralha reforçou-se com vários jogadores do Águeda e o seu objectivo passa por fazer boa figura.
Um dos jogos grandes da ronda inaugural será o Cesarense - Gafanha. Frente a frente, dois candidatos. Jogo de resultado imprevisível.
Manuel Zappa
zappa@jb.pt