vai proibir o trânsito motorizado, no próximo dia 22, sábado, entre as 9 e as 17 horas, na Avenida Dr. Abílio Pereira Pinto e na Rua Cândido dos Reis. Desta forma, o município de Oliveira do Bairro junta-se, pelo segundo ano consecutivo, à Semana Europeia da Mobilidade que acontece, de 16 a 22 de Setembro, e que culminará com o Dia Europeu Sem Carros.
O mote da iniciativa deste ano consiste em proporcionar "Melhores Ruas para Todos" e tem com particular incidência a adopção de medidas que possam devolver as ruas às pessoas, através de zonas pedonais, de mais áreas verdes e de menos tráfego motorizado.
Assim, durante todo o dia 22, a população vai ser convidada a experimentar transportes alternativos aos poluentes, estimulando-se a sua utilização no dia-a-dia.
Nestas zonas interditas ao trânsito; será possível andar de bicicleta, patins, trotinetes, skates, carros a pedais, afinal, circular livremente a pé.
Entretanto, no que respeita a medidas permanentes, no contexto desta adesão e com o objectivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos, relativamente à mobilidade urbana e à qualidade de vida nas cidades, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro iniciou a rede de transportes municipais que, entre outros objectivos, pretende cumprir o da sensibilização para o uso do transporte colectivo.
Recorde-se que a autarquia está ainda a construir e a requalificar passeios em várias freguesias do concelho, como tem prevista a implementação de uma pista clicável que ligará o centro da cidade às zonas ribeirinhas do rio Cértima e Levira.
Está apostada na requalificação da zona central de Oliveira do Bairro com a construção da Alameda da Cidade, cujo concurso público já foi aberto.