O AVISO AMARELO CORRESPONDE AO SEGUNDO NÍVEL DE ALERTA

Seis distritos do litoral norte e centro de Portugal continental estão hoje sob alerta Amarelo devido à previsão de ondulação forte, enquanto o índice de raios ultravioletas vai apresentar-se muito elevado e extremo nos Açores e Madeira.

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), para o litoral dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria é esperada uma ondulação de noroeste de quatro metros.

O aviso Amarelo corresponde ao segundo nível de uma escala de quatro, que visa emitir alertas sempre que se preveja ou observem fenómenos meteorológicos adversos.

Para hoje são também esperados valores de raios ultravioletas muito altos em Portugal continental e extremos no grupo Oriental dos Açores e na Madeira.

Nas situações de valores muito altos, correspondente a uma situação de “cuidado”, o IM aconselha a protecção do corpo em relação ao Sol.

Já para as situações extremas de “perigo” é sugerido que se evite a exposição ao sol.

O risco de incêndio é hoje muito repartido, entre o o reduzido e o máximo, num núcleo de concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre.

Para hoje, o IM prevê períodos de chuva fraca ou chuvisco até meio da manhã nas regiões do litoral do Norte e centro de Portugal continental e aguaceiros e trovoadas em Trás-os-Montes durante a tarde.

Castelo Branco é o distrito para onde se espera hoje a temperatura mais elevada, 32 graus.
Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt