JORGE GRENO SERÁ SUBSTITUÍDO POR GONÇALO CAETANO ALVES |
---|
| |
O presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, admitiu quinta-feira a possibilidade de aproveitar a suspensão de mandato do vereador Jorge Greno (CDS) para uma redistribuição de pelouros na coligação PSD/CDS.
"O pior é chegar a conclusões precipitadas e temos 60 dias para estudar o assunto, criando condições para a ideia ser aprofundada", declarou Élio Maia aos jornalistas, comentando a decisão de Jorge Greno de suspender funções no executivo.
Jorge Greno, cujo pedido de suspensão de mandato, invocando razões profissionais, foi divulgado quinta-feira, tinha a seu cargo os pelouros de administração e pessoal, assuntos jurídicos, desenvolvimento económico e turismo, informática e telecomunicações e desporto.
O vereador do CDS, que gere também o Centro de Congressos, tem sido o presidente do conselho de administração de duas significativas empresas municipais, a EMA, responsável pelo novo estádio municipal, e a AveiroExpo, além de ter assento, como administrador, na MoveAveiro (transportes) e na TEMA (Teatro Aveirense).
A alienação de algumas dessas empresas municipais ou a participação de privados foi primeiramente admitida por Pedro Ferreira (PSD), vereador das Finanças, e têm sido tema de discussão no âmbito da estratégia de recuperação financeira do município apresentada pela maioria, sem que haja conhecimento público das opções nessa matéria.
O outro vereador do CDS que se mantém em funções, Capão Filipe, detém actualmente os pelouros do Trânsito e Mobilidade, Cultura e Património, Ambiente, Habitação e Acção Social.
Uma das possibilidades de redistribuição de pelouros que está a ser estudada, segundo revelou à Lusa fonte próxima do executivo, é a de atribuir ao vereador do Trânsito e Mobilidade, Capão Filipe (CDS), a responsabilidade sobre a MoveAveiro, cujo presidente do conselho de administração é o vereador Pedro Ferreira (PSD).
A MoveAveiro explora os transportes rodoviários e marítimos, as bicicletas de utilização gratuita e o estacionamento pago na cidade.
Jorge Greno será substituído por Gonçalo Caetano Alves, que já exerceu funções de vereador em regime de substituição e integrou a Assembleia Municipal.
Exerce actualmente funções de docência no Ensino Superior e de administração em empresas na área da Educação, nomeadamente do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) e do Colégio Português, em Aveiro e é presidente adjunto da direcção do Sport Clube Beira Mar, cargo que deverá abandonar para assumir o lugar de vereador na Câmara.Diário de Aveiro |
|
|
|