O PROJECTO INCLUI UM ÓRGÃO DE MARÉS

Paulo Vaz de Carvalho, docente no Departamento de Comunicação e Arte da UA, e a dupla de arquitectos Isabel Carvalho e Tiago Vidal venceram recentemente o Concurso de Ideias para a Requalificação do Estaleiro do Ouro, no Porto, com uma obra inédita em Portugal.

O Projecto inclui um «Órgão de Marés», da autoria de Paulo Vaz de Carvalho, cuja maqueta é apresentada quarta-feira, 20 de Junho, pelas 15h30, na III Trienal de Arquitectura de Lisboa.

A inovadora ideia consiste na construção de um órgão constituído por uma cisterna fechada que comunica com a água do rio por uma janela mergulhada e, com a atmosfera, por dois conjuntos de tubos bizelados. O subir e descer da maré provocarão, respectivamente, uma expulsão e admissão de ar na cisterna. É a passagem desse ar em movimento que fará soar os tubos.

O antigo Estaleiro do Ouro é uma estrutura secular que funcionou como actividade económica até ao ano de 2005. Destinava-se à construção e reparação de embarcações em madeira, representando uma das últimas marcas da actividade portuária na margem do Douro que, rapidamente, após o abandono da actividade, se transformou num foco de degradação física e ambiental.

De salientar que o Concurso de Ideias para a Requalificação do Estaleiro do Ouro, organizado com o apoio da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos, contou com o apoio institucional da Câmara do Porto e da Trienal Internacional de Arquitectura de Lisboa.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt