É ACONSELHADO QUE SE EVITE O MAIS POSSÍVEL A EXPOSIÇÃO AO SOL

Grande parte do território português está hoje com índices de raios ultravioletas muito altos apesar de haver previsões de chuva em todo o território, com excepção da Madeira, segundo o Instituto de Meteorologia.

O índice mais elevado de raios ultravioletas será atingido no arquipélago da Madeira (11, que corresponde ao máximo), o único local do país onde hoje não deverá chover.

Nestas situações, que o Instituto de Meteorologia considera perigosas, é aconselhado que se evite o mais possível a exposição ao Sol.

Em Portugal continental, com excepção do Alentejo, os índices de raios ultravioletas são considerados ?muito altos?, sendo que os mais elevados estão previstos para o interior centro e Algarve (10).

O IM aconselha nestas situações a utilização de óculos de Sol com protecção para os ultravioletas, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e um cuidado especial com as crianças, que devem evitar a exposição ao Sol.

Nos Açores, o perigo destes raios será menor apesar de também se apresentarem hoje elevados.

Apesar dos índices elevados, o IM prevê para hoje períodos de chuva em todo o continente e Açores.

A precipitação deverá continuar pelo menos até segunda-feira, enquanto a incidência dos raios ultravioletas deverá diminuir no sábado e voltar a aumentar no domingo.
Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt