O CONVÍVIO INTER-ESCOLAS FOI NOTÓRIO E TODOS FESTEJARAM A FINAL

O Colégio de Albergaria sagrou-se o grande vencedor da final das Escolíada.

Um mar de gente inundou a discoteca «Outro Mundo», na Mealhada, na noite da última sexta-feira, para assistir à grande final das Escolíadas/2007.

Ao fim de uma maratona de apuramento iniciada em Abril passado, chegou o grande momento do concurso, com a disputa do troféu deste ano.

Em palco apresentaram os três finalistas, escolas que na fase de apuramento, foram as mais pontuadas: Colégio de Albergaria-a-Velha, Secundária de D.Dinis (Coimbra) e Escola da Gafanha da Nazaré (Aveiro). Notória e aplaudida com entusiasmo, foi a prestação de todos os finalistas que, apesar de apresentarem nas suas provas o mesmo tema com que concorreram na fase inicial, demonstraram melhoras significativas em todas as provas a concurso: Teatro, Dança, Música, Pintura, Cultura Geral e Claques.

Apesar de tudo, a escola de Albergaria conseguiu destacar-se das suas congéneres, perante o júri, que lhe atribuiu as pontuações máximas, nas provas de Teatro e Claques, adivinhando-se assim que acabaria por ser o vencedor deste ano do Troféu. No final, chegou a confirmação, com o júri a atribuir ao Colégio de Albergaria um total de 275 pontos, contra os 268 alcançados pela Escola da Gafanha da Nazaré, que ficou na segunda posição; e a Secundária de D.Dinis, no terceiro lugar, com 259 pontos.

Apesar da diferença pontual, no final das provas, foi evidente que o concurso voltou a atingir uma dos seus propósitos, o convívio inter-escolas foi notório e todos festejaram o facto de terem conseguido estar na final, depois de ultrapassada uma fase de apuramento, onde defrontaram outros catorze estabelecimentos de ensino dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu.

Facto relevante foi também a presença de uma Delegação da Junta de Educação de Castilla e León (Espanha), que se deslocou propositadamente à Mealhada para presenciar a final das Escolíadas, já que é intenção daquela região do país vizinho vir a participar no concurso, no próximo ano, com duas escolas secundárias, fazendo com que as Escolíadas se transformem, pela primeira vez, numa competição inter-escolas Ibérica. Observar a forma e a regulamentação do concurso foi o objectivo desta visita de responsáveis pela área da Educação espanhola, que ficaram encantados com a dinâmica, espírito de convívio e competitividade imprimida por este concurso.

Entretanto, a edição 2007 das Escolíadas termina apenas no próximo dia 6 de Junho, com a entrega de prémios e reposição das melhores provas do concurso.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt