A PROPOSTA FOI APRESENTADA SEXTA-FEIRA POR RAUL MARTINS

A Assembleia Municipal de Aveiro vai propor o regresso ao projecto inicial da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, que já se encontra adjudicada, para minimizar o impacto visual da obra.

A proposta foi apresentada sexta-feira por Raul Martins (PS) e mereceu o consenso de todas as bancadas, ficando a mesa da Assembleia de oficiar ao empreiteiro e às entidades competentes, no sentido de ser feita uma alteração, eliminando o viaduto previsto entre o Olho d'Água e o Canal das Pirâmides.

Segundo Raul Martins, há a concordância da Administração do Porto de Aveiro para essa alteração, que permitirá reduzir os custos da obra e o seu prazo de execução em cerca de nove meses.

"Construir o viaduto sobre as marinhas é um erro que ainda é possível evitar, antes de serem feitos os primeiros autos de medição dos trabalhos, apesar da obra estar adjudicada", disse o líder da bancada socialista na Assembleia Municipal.

Raul Martins propõe que a via férrea passe por Aveiro ao nível do solo, paralela à A25, solução que esteve equacionada e veio a ser abandonada, devido à proximidade de uma conduta do sistema intermunicipal de efluentes, explorado pela SIMRIA.

"Não podemos tolerar que sejam cometidos erros visuais que nos atormentarão para o resto da nossa vida. A opção pelo viaduto inflacionou a empreitada em três milhões de euros", argumentou, lembrando que a alteração preconizada já tem projecto elaborado e parecer de impacto ambiental favorável.

A proposta de Raul Martins, além de defender a circulação do comboio em paralelo com a A25 "salvaguardando as condições de segurança da tubagem da SIMRIA", preconiza ainda que seja acautelada a possibilidade de vir a localizar no canal de S. Roque uma estação do metro de superfície, aproveitando a ponte pedonal que lá existe.
Diário de Aveiro


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