O CURSO QUE DECORREU ENTRE FEVEREIRO E MAIO DE 2007 |
---|
| |
Alunos, investigadores, e quadros de empresas apresentaram ontem em Aveiro 20 ideias para novos negócios, no encerramento do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica, promovido pelas Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior.
O curso, que decorreu entre Fevereiro e Maio de 2007, foi baseado na investigação de excelência que é feita nas várias unidades de investigação e interface que integram as universidades.
Os projectos hoje apresentados abarcam um leque variado de áreas científicas e de aplicações, desde a saúde aos transportes, da detecção de ruído aos novos materiais de construção.
Um deles foi o CyberSIT, um projecto de negócio com base numa tecnologia do Laboratório de Automática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes, cujo objectivo é apresentar um conceito inovador de transporte de pessoas e mercadorias por veículos eléctricos, autónomos e não pilotados, que podem circular em locais como aeroportos, centros históricos, parques temáticos ou empresariais, hospitais e campus universitários.
Outro exemplo foi o Sistema Aéreo de Observação e Filmagem em Tempo Real(AIRBORNE), que compreende um aparelho voador, para observação, não tripulado, controlado a partir do solo por meio de computador, dentro e fora do alcance da visão do controlador e com diferentes aplicações inovadoras.
Noise Control é o nome de outro projecto, do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em que é emitido um alarme luminoso no momento em que um determinado limite de ruído é excedido.
O produto é direccionado para segmentos como hospitais, escolas, escritórios e indústria, onde um detector simples e preciso do nível de ruído pode ajudar a melhorar a saúde auditiva dos que frequentam esses locais.
A equipa da Insoral apresentou uma nova formulação para a administração oral de insulina destinada a diabéticos, livre de dor, com controlo de picos de glicémia, protegendo ao mesmo tempo a insulina e as suas capacidades terapêuticas ao longo do sistema digestivo.
Resicolor é uma tecnologia patenteada pela Universidade de Aveiro hoje apresentada, que permite obter pigmentos destinados à indústria cerâmica a partir do reaproveitamento de materiais e que, para além de serem uma alternativa mais económica aos pigmentos actualmente comercializados, permitem uma poupança considerável de Níquel e Crómio, reduzindo consideravelmente os impactos ambientais.
A sessão de encerramento, em que esteve prevista a presença do ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, que não se veio a confirmar, contou com a presença de várias personalidades e entidades ligadas ao apoio à inovação e empreendedorismo, bem como dos elementos das equipas envolvidas que puderam ainda detalhar alguns aspectos dos conceitos de negócio desenvolvidos junto de potenciais investidores.Diário de Aveiro |
|
|
|