A Universidade de Aveiro (UA) inaugura hoje a primeira ilha universitária portuguesa no mundo virtual Second Life (segunda vida), constituída por cinco edifícios onde vão decorrer aulas, conferências, reuniões e eventos sociais da comunidade académica.
A inauguração vai decorrer no segundo dia do workshop Comunicação, Educação e Formação no Second Life (SL), que reúne desde quarta-feira dezenas de utilizadores e interessados neste mundo virtual criado há quatro anos pela empresa norte-americana Linden Lab.
Luís Pedro, professor da UA co-organizador do workshop, disse à agência Lusa que a inauguração vai decorrer dentro do SL sob a presidência do avatar (personagem virtual) do vice-reitor da UA José Alberto Rafael.
"Vai ser uma inauguração muito semelhante a uma inauguração na 'real life'" (vida real), disse Luís Pedro, referindo que o vice-reitor vai tirar o manto que cobre o monumento construído para assinalar a abertura da ilha.
Paralelamente, vai decorrer o lançamento oficial do blogue da ilha da UA ( http://secondua.blogs.ca.ua.pt/).
O docente referiu que os cinco edifícios, todos construídos por alunos da UA, já estão "funcionais ou em fase final de construção", faltando apenas construir um segundo conjunto de edifícios.
Após a inauguração, haverá intervenções da vice-presidente da Linden Lab para a área do marketing, Robin Harper, e de Jorge Lima, o português há mais tempo no SL, fundador da Beta Technologies, empresa com sede em Lisboa que desde o Verão de 2006 está a construir e vender a clientes de todo o Mundo edifícios, objectos, filmes e jogos para o SL.
O programa de hoje do workshop inclui ainda comunicações a apresentar através de vídeo inserido no SL por especialistas que estarão em Espanha e no Brasil e uma sessão virtual sobre o Second Life em contextos educativos, que terá como convidada a professora da Universidade de Ohio, Estados Unidos, Katherine Milton.Diário de Aveiro
|