O CENTRO DE ALTO RENDIMENTO É O PRIMEIRO A SER CONSTRUÍDO EM PORTUGAL

Silva Pereira, ministro da presidência do conselho de ministros, vai estar em Sangalhos, no dia 19 de Maio, pelas 16 horas, para fazer a apresentação do projecto e assinar do protocolo do Velódromo Nacional de Sangalhos - Centro Alto Rendimento, um projecto que vai ser edificado no Paraimo, orçado em cerca de 6,5 milhões de euros.

Único em Portugal

O Centro de Alto Rendimento é o primeiro a ser construído no nosso país e o terceiro na Europa. A infra-estrutura terá três pisos (dois à superfície e um subterrâneo), e terá uma pista de ciclismo e outros espaços para outras modalidades, tais como basquetebol, atletismo e futsal, uma bancada semelhante à do Pavilhão dos Desportos de Anadia, com capacidade para mais de três mil pessoas, a realização de concertos e congressos.

O Velódromo Nacional de Sangalhos - Centro Alto Rendimento de Anadia, terá ainda um centro de estágio com capacidade para dezasseis quartos, vários gabinetes, zona de oficinas e restauração.

Trata-se, segundo Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia, “de uma obra de excelência, que o concelho de Anadia irá ter, só possível graças à política do Governo neste tipo de infra-estrutura, sendo este o primeiro Centro a ser construído em Portugal”.

O autarca adiantou ainda irá estabelecer protocolos de cooperação com várias câmaras vizinhas. Duas, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz, já estão na calha para ocupar aquele espaço, cuja gestão terá a parceria do Estado e a Câmara Municipal de Anadia, tendo ainda a colaboração da UCI e da Federação Portuguesa de Ciclismo.

O Centro de Alto Rendimento que será o maior investimento no concelho de Anadia, irá funcionar todo o ano, e será uma mais-valia para a região centro.

Litério Marques espera ver a obra concluída em 18 meses (o início das obras está previsto para Setembro próximo) e a sua inauguração em meados (verão) de 2009.

Manuel Zappa
zappa@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt