BARROCA E OBSC FIZERAM A FESTA

Barroca (Escolas) e Oliveira do Bairro (Infantis) foram os grandes vencedores da 8.ª edição do Torneio Internacional de Futebol Juvenil da Associação Recreativa e Cultural da Barroca. Os dois clubes não deram a mínima hipótese à concorrência, tendo ambos ganho os prémios de melhor jogador, marcador e guarda-redes menos batido.

Apesar das grandes dificuldades, a ARC da Barroca mostrou de novo o seu dinamismo e empenho que coloca na formação, e a sua direcção voltou a merecer toda a confiança de quem esteve presente no torneio, desde aos atletas, responsáveis pelas equipas, pais e entidades oficiais.

Todos em torno de Manuel Neto

Durante três dias, o Parque de Jogos da Barroca foi invadido por muita cor e alegria, bom futebol e grande entusiasmo nas bancadas.

Antes de falarmos da vertente desportiva, é importante deixarmos um assento tónico sobre aquilo que se passou no almoço de encerramento do torneio. Manuel Neto, responsável pelo futebol de formação do Barroca, ele que tem sido a alma mater de muitas iniciativas que a colectividade sediada na freguesia de Nossa Senhora de Fátima tem realizado, acabou por ser o centro das atenções de todos os presentes.

Muitos não sabiam, mas, no ano passado, Manuel Neto atravessou uma das piores fases da sua vida. Padeceu de doença grave, foi operado e a medicina curou-lhe o mal. “Quero agradecer a Deus a possibilidade de estar aqui junto dos meus amigos. Sinto-me feliz e voltei a sentir-me útil, de rever e fazer novos amigos”.

Foi desta forma que Manuel Neto falou para todas as comitivas. Houve muita gente que não conteve as lágrimas e, em uníssono, principalmente os atletas, pediram-lhe para não abandonar o projecto Barroca.

O homem forte da formação do Barroca agradeceu a todos, deixou uma palavra de gratidão a Vítor Mota, vice-presidente do clube, que, na sua opinião, foi incansável na organização do torneio, elemento que tornou um sonho realidade, a aquisição de uma carrinha para o clube.

A finalizar, Manuel Neto, diria que “não há vencedores nem vencidos”, deixando depois a promessa: “Sinto-me muito feliz e cheio de força para continuar”.

Vítor Mota, que deu um cunho muito profissional ao torneio, agradeceu à Câmara Municipal de Aveiro o apoio que deu à cantina, e à Junta de Freguesia, que finalmente ajudou a alindar o campo de jogos.

Luís Claro, presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, referiu que Vítor Mota e Manuel Neto (que está para durar), foram incansáveis na organização do torneio, com a ajuda de outros amigos do clube.

O autarca espera que, no próximo ano, altura em que o Barroca comemora 25 anos, haja uma comunhão de esforços entre a Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Barroca, para que se faça um torneio irrepreensível.

Por seu turno, Élio Maia, presidente da edilidade de Aveiro, afirmou que este tipo de iniciativas deixa as pessoas mais solidárias, deixando também um obrigado a Deus por Manuel Neto ter conseguido ultrapassar a doença.

O lado desportivo

No escalão de Escolas, o Barroca não deu facilitou em nada. No primeiro jogo goleou o Oiã, mas na final apenas ganhou nas grandes penalidades ao Nariz.

Em Infantis, o Oliveira do Bairro goleou (9-0) no jogo de abertura o Pontassolense da Ilha da Madeira, com Armando Cruz “Mark), em plano de destaque, ao marcar cinco golos, enquanto o Barroca goleava (6-1) também a equipa espanhola do Maravilhas.

Na final, os jovens Falcões, frente à formação da casa, voltaram a não dar a mínima hipótese ao adversário. O 5-1 espelha bem o que se passou em campo.

Resultados e classificações

Escolas

Barroca, 6 - Oiã, 1

Nariz, 2 - Bom Sucesso, 1

3.º e 4.º lugares

Oiã, 5 - Bom Sucesso, 1

Final

Barroca, 1 - Nariz, 1 (4-3) nos penalties

Classificação

1.º- Barroca

2.º- Nariz

3.º- Oiã

4.º- Bom Sucesso

Melhor jogador - Diogo Marques (Barroca)

Melhor jogador - Diogo Marques (Barroca)

Guarda-redes menos batido - Tiago Matos (Barroca)

Fair - Play - Nariz

Infantis

Oliveira do Bairro, 9 - Pontassolense, 0

Barroca, 6 - Maravilhas, 1

3.º e 4.º lugares

Maravilhas, 2 - Pontassolense, 1

Final

Oliveira do Bairro, 5 - Barroca, 1

Classificação

1.º- Oliveira do Bairro

2.º- Barroca

3.º- Maravilhas

4.º- Pontassolense

Melhor jogador - Armando Cruz “Mark” (Oliveira do Bairro)

Melhor marcador - Armando Cruz “Mark” (Oliveira do Bairro) - 7 golos

Guarda-redes menos batido - Gonçalo Santos (Oliveira do Bairro)

Fair-Play - Pontassolense
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt