PRINCIPAIS TÍTULOS DOS JORNAIS

Um erro do hospital de Leiria na entrega de um cadáver, que levou mesmo a preparação de um funeral, é hoje a notícia de destaque em vários jornais da Região Centro.

"Prepararam funeral mas o idoso estava vivo" é o título que hoje faz a manchete do Diário As Beiras, publicado em Coimbra, segundo o qual "uma alegada troca de camas no Hospital de Leiria levou a que o homem 'errado' fosse dado como morto".

"A troca do cadáver só foi descoberta duas horas antes do funeral", acrescenta.

O assunto é também destacado na primeira página do Diário de Coimbra, com o título "Hospital enganou-se na entrega do cadáver", atribuindo a morte a um homem que estava vivo.

"O caso insólito começou na madrugada de sábado quando dois homens - um natural de Vieira de Leiria e outro da Marinha Grande - deram entrada, sensivelmente à mesma hora (02h00) nas urgências do Hospital de Santo André, e posteriormente transferidos para a Unidade de Internamento de Curta Duração (UICD)", explica.

Igualmente o Diário de Leria realça o assunto, com o título "Família de Vieira de Leiria detectou que não era o familiar quando abriu a urna".

O Diário de Coimbra refere também na primeira página que os bombeiros de Montemor-o-Velho, que celebraram 75 anos no domingo, se queixaram da falta de meios ao secretário de Estado da Administração Interna.

"Quando negociámos o encerramento do SAP prometeram-me mais meios, quase um ano depois, onde estão esses meios", questionou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, lembrando que são vários os tipos de risco no concelho, "cheias no Inverno e incêndios no Verão".

Sobre a mesma visita do governante, As Beiras optou por destacar que "todos os concelhos do distrito de Coimbra vão ter, até final do ano, uma equipa permanente de primeira intervenção", uma garantia dada por Ascenso Simões.

O secretário de Estado anunciou "a concretização, este ano, de 60 equipas permanentes de primeira intervenção", a que se irão juntar, em 2007, outras 200, acrescenta.

O caderno do Centro do Jornal de Notícias destaca a história de José Pedro Guerra, um jovem de 29 anos de Oliveira do Bairro que é "Um às na natação mesmo sem braços".

"Lamas radioactivas e águas ácidas ameaçam rio Mondego", devido às chuvas que podem estar a arrastar para o rio resíduos de urânio da barragem velha da Urgeiriça, refere ainda o matutino, aludindo ao segundo aviso da Associação Ambiente em Zonas Uraníferas ao Ministério do Ambiente em menos de dois meses.

O Diário Regional de Viseu noticia que "Tabernas abrem as portas à tradição em Viseu", enquanto o seu congénere de Aveiro opta por destacar uma "Petição 'online' contra concessão do Teatro Aveirense".
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt