JOSÉ GRÁCIO E RUI CARDOSO FORAM OS INVESTIGADORES DISTINGUIDOS

A investigação realizada pelos Professores da UA José Grácio e Rui Cardoso, do Departamento de Engenharia Mecânica e Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, foi distinguida, este mês, pela Aluminum Company of America (ALCOA), com o título de «Elevado Mérito Técnico e Científico em Investigação nas áreas de Deformação Plástica de Metais e Mecânica da Fractura».

Um prémio que assume importância primordial para a Universidade de Aveiro, uma vez que muito raramente é atribuído a investigadores que trabalham fora do espaço Americano.

Este reconhecimento espelha o excelente trabalho que estes dois investigadores têm vindo a desenvolver nas referidas áreas, sobretudo em ligas de alumínio, e que se traduziram na obtenção de outros prémios de relevo como por exemplo o Prémio Sigma Xi pelo melhor artigo científico publicado no International Journal of Plasticity em 2006. Por outro lado, o modelo computacional desenvolvido pelo Doutor Rui Cardoso, designado por CYSE constitui parte integrante dos códigos MARK sendo por isso referido com frequência pelos investigadores da área de mecânica computacional.

Recorde-se que o Prof. José Grácio tem a coordenação, na Europa, do projecto de desenvolvimento e caracterização de ligas de alumínio para a indústria automóvel em parceria com Instituições de I&D na China e Japão. Este projecto tem sido coroado de êxito permitindo a obtenção de ligas de alumínio com elevada resistência e formabilidade.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt